terça-feira, 18/11/2025

“Mara Caseiro diz ser inadiável a necessidade de mais segurança na BR-163

A situação da BR-163 no trecho entre os municípios de Nova Alvorada do Sul e Mundo Novo é motivo de indicação da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) ao ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, ao diretor-presidente da CCRMS/VIA, Roberto Calixto e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho.

A solicitação atende pedido dos vereadores do município de Naviraí, Ederson Dutra, André Ricardo Biscaro, Milton Alves de Carvalho, Antônio Bianchi, Onevan Batista do Amaral, Rafael Amâncio Volpato, Fabiano Domingos dos Santos, Rodrigo Massuo Sacuno, José Roberto Pinheiro, Daniel Moretto Cardozo Siqueira e Luiz Carlos Garcia.
Conforme o Observatório de Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro (04) em cada dez acidentes registrados nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul em 2023 ocorreram na BR-163. “Para evitar acidentes e preservar vidas devem ser feitas melhorias emergenciais na BR-163, com atenção especial para a construção de terceira faixa”, disse a parlamentar.

A via registra 102 dos 243 acidentes apontados pela PRF entre o dia 1º de janeiro deste ano, e 28 de fevereiro último, data da última atualização policial. Em números porcentuais, as colisões representam 42% de todos os acidentes ocorridos no Estado no mesmo período. “É evidente que há algo de errado com o sistema de segurança adotado pela concessionária que possui contrato em nosso Estado, já que as estatísticas são assustadoras”, declarou Mara Caseiro.
Diante deste cenário, a deputada ressalta a necessidade de adoção de medidas efetivas e emergenciais para assegurar o tráfego seguro de veículos no local. “Não podemos mais ficar inertes enquanto vidas são prematuramente ceifadas em nosso Estado. A construção de uma terceira faixa no local, entre os municípios de Mundo Novo e Nova Alvorada do Sul, é o mínimo que a concessionária deve fazer para que os motoristas tenham mais segurança neste trecho”, afirmou a deputada.

Por último, Mara Caseiro salientou que é de “extrema importância a inadiável necessidade de proteger a incolumidade física dos sul-mato-grossenses”. “Peço urgência no atendimento desta indicação”, concluiu ela.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Audiência Pública discute direitos das religiões de Matriz Africana

A Câmara Municipal de Campo Grande sediou, nesta segunda-feira (17), uma Audiência Pública para debater os direitos e o respeito às religiões de Matriz...

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras confirmou nesta segunda-feira (17) a descoberta de petróleo de excelente qualidade no pós-sal da Bacia de Campos, em poço exploratório localizado no...

Odontólogos serão homenageados em sessão solene na ALEMS

A ALEMS realizará nesta quarta-feira (19), às 19h, no Plenário Júlio Maia, a entrega da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo...

Trevo Imbirussu é liberado e transforma rotina de quem passa pela região

O Trevo Imbirussu voltou a receber o fluxo completo de veículos nesta terça-feira (11), após 36 dias de obras de modernização. A liberação já...