terça-feira, 30/12/2025

“Mara Caseiro diz ser inadiável a necessidade de mais segurança na BR-163

A situação da BR-163 no trecho entre os municípios de Nova Alvorada do Sul e Mundo Novo é motivo de indicação da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) ao ministro dos Transportes, Renan Filho, ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, ao diretor-presidente da CCRMS/VIA, Roberto Calixto e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho.

A solicitação atende pedido dos vereadores do município de Naviraí, Ederson Dutra, André Ricardo Biscaro, Milton Alves de Carvalho, Antônio Bianchi, Onevan Batista do Amaral, Rafael Amâncio Volpato, Fabiano Domingos dos Santos, Rodrigo Massuo Sacuno, José Roberto Pinheiro, Daniel Moretto Cardozo Siqueira e Luiz Carlos Garcia.
Conforme o Observatório de Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro (04) em cada dez acidentes registrados nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul em 2023 ocorreram na BR-163. “Para evitar acidentes e preservar vidas devem ser feitas melhorias emergenciais na BR-163, com atenção especial para a construção de terceira faixa”, disse a parlamentar.

A via registra 102 dos 243 acidentes apontados pela PRF entre o dia 1º de janeiro deste ano, e 28 de fevereiro último, data da última atualização policial. Em números porcentuais, as colisões representam 42% de todos os acidentes ocorridos no Estado no mesmo período. “É evidente que há algo de errado com o sistema de segurança adotado pela concessionária que possui contrato em nosso Estado, já que as estatísticas são assustadoras”, declarou Mara Caseiro.
Diante deste cenário, a deputada ressalta a necessidade de adoção de medidas efetivas e emergenciais para assegurar o tráfego seguro de veículos no local. “Não podemos mais ficar inertes enquanto vidas são prematuramente ceifadas em nosso Estado. A construção de uma terceira faixa no local, entre os municípios de Mundo Novo e Nova Alvorada do Sul, é o mínimo que a concessionária deve fazer para que os motoristas tenham mais segurança neste trecho”, afirmou a deputada.

Por último, Mara Caseiro salientou que é de “extrema importância a inadiável necessidade de proteger a incolumidade física dos sul-mato-grossenses”. “Peço urgência no atendimento desta indicação”, concluiu ela.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

DOF apreende drogas em ônibus rumo a Dourados

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam um homem de 22 anos transportando 3,3 kg de maconha, 600 g de skunk e...

Incêndio em terreno baldio mobiliza bombeiros em Rita Vieira

Na manhã da última quinta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno baldio no bairro Rita Vieira. Segundo a proprietária, o fogo...

Retrospectiva 2025: MS encerra ano como líder nacional em vacinação com 2,5 milhões de doses aplicadas

Estado lidera o país em cobertura vacinal e se consolida como referência em imunização infantil e adulta Mato Grosso do Sul consolidou-se neste ano como...

Detran habilita primeiro condutor de MS pela CNH do Brasil

Nascido e criado em área rural, o trabalhador Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos, tornou-se o primeiro condutor de Mato Grosso do Sul a...