quarta-feira, 4/02/2026

Janeiro Branco: Sesau reforça campanha de saúde mental e celebra avanços na Rede Psicossocial

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia 2025 com o fortalecimento da campanha Janeiro Branco, que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Reconhecida como Lei Federal (Lei 14.556/23), a iniciativa tem como objetivo inspirar reflexões e promover ações concretas para o cuidado com a saúde mental.  

Neste ano, a campanha ganha ainda mais relevância, considerando o aumento expressivo da demanda pelos serviços especializados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

Somente em 2024, foram realizados mais de 200 mil atendimentos na rede de atenção psicossocial. 

Para atender a essa necessidade, o município tem realizado investimentos consistentes, consolidando-se como referência no acolhimento e tratamento em saúde mental.  

Avanços

Entre as principais conquistas da Rede Municipal de Saúde nos últimos anos, destacam-se: mais leitos no Hospital Nosso Lar, com 16 novas vagas adicionadas para internação de pacientes em crise, ampliando a capacidade de atendimento; a inauguração do CAPS AD Guanandi, inaugurado em outubro de 2023 – o centro atende pessoas com dependência de substâncias psicoativas, oferecendo suporte especializado; planejamento do CAPS Moreninha, projeto já aprovado pelos Conselhos Municipal e Intergestores, deverá atender moradores da região sul, reforçando a rede de atenção psicossocial.

E, ainda, os mutirões de saúde mental realizados em áreas rurais e durante eventos do programa “Todos em Ação”, ampliando o acesso aos serviços para comunidades mais afastadas; ambulatórios especializados no CEM, destaque para o ambulatório LGBTQIA+, que trata transtornos causados por estresse de minoria, e o ambulatório de transtornos alimentares, voltado para casos como anorexia e bulimia.  

Campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco se consolidou como um momento simbólico, quando as pessoas estão mais abertas a refletir sobre suas vidas, emoções e projetos futuros. 

Assim, o primeiro mês do ano representa um ponto de partida, uma oportunidade para cuidar da nossa saúde emocional e reescrever novas histórias. 

A Campanha do Janeiro Branco convida a população a despertar para o cuidado com o próximo e consigo mesmo.  A Sesau segue investindo em uma política integrada de saúde mental em 2025, envolvendo diferentes setores, como a rede de atenção primária, unidades de urgência e emergência, ONGs, CRAS e CREAs. 

Essa abordagem busca oferecer um acolhimento completo e humanizado, que atende às necessidades crescentes da população.  

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Congonhas confirma terceiro vazamento em mina em menos de cinco dias

Congonhas, em Minas Gerais, confirmou na noite de quinta-feira (28) um terceiro vazamento em menos de cinco dias, desta vez no dique de Fraile,...

Catador baleado na Avenida Cafezais permanece em estado grave

O catador de latinhas atacado na Avenida Cafezais, no Jardim Centro Oeste, em Campo Grande, segue internado em estado grave na Santa Casa após...

Fiscalização apreende bebidas alcoólicas irregulares em Curitiba

Produtos artesanais eram vendidos sem atender às exigências legais no Mercado Municipal do Capão Raso O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu bebidas alcoólicas...

JATEÍ: Janeiro Branco no Conviver

Foi realizada no Conviver uma palestra especial sobre o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental , aplicada pela psicóloga Rosana...