segunda-feira, 24/11/2025

Inscrições para participar do programa Detranzinho de 2024 vão até 22 de fevereiro

Até dia 22 de fevereiro seguem abertas as pré-inscrições para o Programa Detranzinho, desenvolvido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Para participar, as escolas interessadas deve acessar a página do Detranzinho, no portal do Detran-MS (www.detran.ms.gov.br/detranzinho) e seguir o passo a passo descrito.

A participação é aberta às escolas públicas e privadas, e o objetivo do programa é formar os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I sobre o comportamento seguro no trânsito, por meio de atividades educativas e lúdicas.

Em 2023, o Centro Educacional Alceu Viana participou do programa Detranzinho com seus alunos. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maria Aparecida Souza, foram desenvolvidos vários jogos lúdicos e até um concurso de frases, usando temas relacionados ao trânsito.

“Nós trabalhamos com o aprendizado do significado das placas, como atravessar na faixa de pedestre, as luzes do semáforo. Elas [as crianças] ainda não são motoristas, mas precisam dessa consciência no trânsito”, explicou Maria Aparecida.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, “a participação das escolas no Programa Detranzinho é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem, de forma divertida, sobre as regras de trânsito, além de adquirirem hábitos seguros no dia a dia”, comenta a diretora.

As vagas são limitadas, por isso, é importante que as escolas públicas e privadas realizem a pré-inscrição o quanto antes, para garantir a participação de seus alunos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Operação da Vigilância fecha açougue e mercados por riscos à saúde

Nesta terça-feira (18) a Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou uma operação em Cachoeira do Sul/RS que resultou na apreensão de 4,6 toneladas...

Garimpo ilegal sofre nova ofensiva do Ibama na maior floresta protegida

O Ibama reforçou, durante o mês de novembro, o combate ao garimpo ilegal na Floresta Estadual do Amapá e no Parque Nacional Montanhas do...

Juma Xipaia denuncia impactos de hidrelétricas e ferrovias na Amazônia

Nos rios e matas do Xingu, a cacica Juma Xipaia tem se destacado pela coerência de sua luta pelos direitos indígenas e pela proteção...

Lei que reconhece casa de ensaio como patrimônio cultural é aprovada e segue para sanção

De autoria do deputado Renato Câmara, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (terça, 18/11), o projeto que reconhece a Casa de Ensaio como Patrimônio...