domingo, 22/12/2024

Imasul realiza hoje live para comemorar o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Hoje (31) quando se comemora o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) , o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) promoverá uma live com o tema “RPPNs de Mato Grosso do Sul: 2º Diálogo com a Comunidade – o potencial do Aviturismo nas RPPNs de Mato Grosso do Sul”, a partir das 9h, no canal do Imasul no Youtube.  A data foi escolhida porque remete à publicação do decreto que instituiu a figura da primeira RPPN na legislação brasileira.

A live é promovida pela Gerência de Unidade de Conservação (GUC) do Imasul, tendo como parceiros a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), o Rotary Club de Campo Grande e a RPPN Ernesto Vargas Baptista, e conta com o apoios do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Sul (Conisul), Rio da Prata Recanto Ecológico, RPPN Cabeceira do Prata, RPPN Santo Antônio, RPPN São Pedro e RPPN Buraco das Araras.

De acordo com o diretor-presidente do Imasul, André Borges, “as RPPNs são exemplos de como aliar turismo sustentável, educação ambiental e conservação da natureza de forma a garantir a preservação e conservação dos ecossistemas”.

Para Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, presidente do Rotary Club de Campo Grande este evento e de suma importância pois “é consoante com a Sétima Área de Enfoque de Rotary International (Apoio ao Meio Ambiente),   e com os projetos do clube, que valorizam as parcerias e o  diálogo com a comunidade. O evento mostra os compromissos dos envolvidos em sua organização com o meio ambiente, com o aviturismo e com nosso futuro comum”.

Neste ano, trataremos da importância do Aviturismo ou Turismo de Observação de Aves como ferramenta de conservação do meio ambiente e oportunidade de negócio nas RPPNs.

Quer saber mais? Te esperamos, virtualmente, neste encontro através de nosso canal no YouTube.

O evento tem como público-alvo os servidores públicos dos municípios do MS, acadêmicos, professores e pesquisadores, a população da comunidade de Morumbi no município de Eldorado/MS, proprietários de RPPNs, empresários do setor de turismo e ao público em geral.

O que são as RPPNs?

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), são áreas protegidas de domínio privado e de caráter perpétuo. Nessa modalidade de reserva, não há desapropriação ou alteração dos direitos de uso da propriedade, podendo ser criadas em áreas rurais e urbanas, não havendo tamanho mínimo para seu estabelecimento.

Para ser reconhecida como RPPN, a área deve apresentar atributo ambiental que justifique sua criação, como a presença de vegetação nativa que represente os biomas presentes no Estado. Além disso, recursos hídricos, tais como nascentes, cursos d’água, mata ciliar, fauna e flora e a paisagem são aspectos que contribuem para compor as características da reserva.

João Prestes, Comunicação Semadesc

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Luigi Mangione poderá ser condenado a pena de morte pelo assassinato de CEO

Luigi Mangione (26) pode ser condenado à pena de morte pelo assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, ocorrido em Nova York no início...

Tragédia em Porto Murtinho: Homem é encontrado morto em açude

Trágico incidente chocou Porto Murtinho no último domingo (15). Wanderlei Máximo Alves (49) foi encontrado sem vida às margens de um açude, em uma...

As Dez Mais

Quinta, 19 de dezembro de 2024. Dia estadual da Poesia. Faltam 5 dias para o Natal. Manchete dos jornais diários da Capital: CORREIO DO ESTADO: Governo do Estado...

As Dez Mais

Terça, 17 de dezembro de 2024. Hoje é Dia do Pastor Presbiteriano. Faltam 8 dias para o Natal. Manchetes dos jornais diários: CORREIO DO ESTADO: Agência federal “sepulta”...