domingo, 1/02/2026

Fórum reúne gestores para construção do Plano Estadual de Esporte e Lazer do MS

Na terça-feira (20) a Fundesporte, ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizou o Fórum Estadual de Políticas Públicas de Esporte e Lazer para definir as diretrizes dos próximos quatro anos do esporte no Mato Grosso do Sul.

No Fórum, foi apresentado os planos para o quadriênio que serão reunidos e formarão o Plano Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul. Na programação do evento também foram apresentados os trabalhos realizados pela Fundesporte no ano de 2023, como a realização do Festival Surdolímpico, entregas de arenas do MS Bom de bola, revitalizações de ginásios, dentre outras ações. Os diretores de cada setor da Fundação puderam apresentar os trabalhos realizados e suas responsabilidades e futuras ações quanto à gestão do esporte no Mato Grosso do Sul.

O Fórum foi finalizado com o lançamento do edital de chamamento público “Esporte: Novas Conquistas em MS” que prevê a quantia de 7 milhões para projetos relacionados ao esporte. Momento histórico para o fortalecimento de clubes, federações e municípios, pois este edital representa mais que o dobro concedido no ano de 2021.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o momento é de extrema importância para a discussão de como será levado os próximos anos do esporte de Mato Grosso do Sul e oportuno para informar professores, gestores, técnicos, atletas e toda a comunidade esportiva sobre o lançamento do edital.

“O edital de chamamento público é aberto a toda a comunidade esportiva, associações, governos, federações, para que eles nos enviem projetos de esporte, desde a iniciação esportiva, até a excelência, passando pelos esportes de aventura, esportes nas comunidades indígenas e quilombolas. A fim de que o esporte e o lazer sejam fomentados em todo o estado”, frisa Herculano Borges.

O presidente da Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul, Mauro Augusto Ferrari, ressaltou que o Fórum é importante para que a Fundesporte ouça os feedbacks dos técnicos e profissionais de Educação Física.

“Esse feedback dos técnicos e dos profissionais de educação física vai fazer com que a Fundesporte faça seu plano conforme as demandas dos profissionais que atuam diretamente na área do esporte. Independente se é alto rendimento ou qualquer outro tipo de modalidade, as discussões são muito valiosas, às vezes você pega um determinado recurso do ano passado, esse ano já mudou totalmente o recurso. Tivemos o aumento de várias demandas, fornecedores e materiais, uma alta, então o plano que você fez no ano passado para esse ano pode mudar completamente”.

Já o presidente da Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul, Eduardo Marques, ressaltou o apoio da Fundesporte às Federações de Mato Grosso do Sul.

“A Fundesporte realmente, fomenta não só os jogos escolares, jogos abertos etc. Mas ela tem ajudado muito as Federações e essa ajuda é de extrema importância para a sobrevivência das federações no nosso estado. E hoje em dia para termos uma ideia, foi dito lá dentro, o basquetebol por exemplo temos jogos escolares muitas vezes com 30 equipes, 35. Eu como presidente da federação tenho visto o quanto tem crescido. E isso é de extrema importância para o desporto do Mato Grosso do Sul”, frisa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mulher encontra marido com outras mulheres em bar e mulher ameaça clientes com faca em Cassilândia

Uma confusão em um bar de Cassilândia terminou com registro policial após uma mulher de 53 anos ameaçar pessoas com uma faca, por volta...

Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS

Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense Nos primeiros meses de...

Açougueiro é assassinado a facadas em casa

Um familiar encontrou Waldecir Floriano Soares morto a facadas em meio a roupas e cobertores ensanguentados dentro de sua residência na Alameda 1, setor...

Vizinhos ouviram ‘chuva de tiros’ e polícia encontra 17 cápsulas de .380 no Aero Rancho

Assustados com a tentativa de homicídio, na noite desta quinta-feira (29), no bairro Aero Rancho, moradores disseram ao TopMídiaNews que ataque teve “chuva de tiros”...