FETEMS realiza ato em defesa da educação pública

Organizada pela direção estadual da FETEMS, sob a liderança do Presidente, professor Jaime Teixeira, e da Vice-Presidenta, professora Deumeires Morais, milhares de trabalhadores da educação pública de todos os municípios do Mato Grosso do Sul se concentraram, nesta quarta-feira, dia 24 de abril na Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande  – MS, e realizaram uma passeata pelas ruas da capital, defendendo as pautas da 25ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. As principais pautas dessas mobilizações que estão acontecendo, em todo o Brasil, são:

– Zerar a falta de vagas na Educação Infantil de 0 a 3 anos;

– Revogar a reforma do Ensino Médio;

– Aprovar o novo plano nacional de educação que vai vigorar de 2024 a 2034;

– Fim da contribuição previdenciária para os aposentados;

– Concurso público para os profissionais da educação em todas as redes municipais e na rede estadual de ensino;

– Valorização dos planos de cargos e carreiras dos profissionais da educação com parâmetro mínimo em todo o país;

– Aprovação de um Piso Nacional para os técnicos administrativos da educação básica;

– Democratizar o acesso e estabelecer uma política que garanta a permanência dos filhos dos trabalhadores nas Universidades Públicas;

– Aumentar os investimentos na educação pública.

“Quando vamos para a rua, nós não defendemos só a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, mas defendemos, acima de tudo, o direito à educação de todo cidadão, da primeira infância até a universidade. A Semana Nacional é um grande debate social da nossa educação. E queremos que ela seja laica, democrática e para todos!”, destacou o o professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS, que também ressaltou outros dois pontos importantes. “As duas principais pautas deste ano são a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai regulamentar toda a educação do Brasil nos próximos dez anos, e também a aprovação do projeto de lei que está no Congresso de revogação do novo ensino médio aprovado em 2017”.

FETEMS forte, 45 anos de lutas pela valorização e defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da Educação Pública!

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto de Dr. Victor Rocha fortalece continuidade do cuidado em saúde

Proposta segue para sanção da Prefeitura de Campo Grande A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em segunda votação o Projeto de Lei nº 11.893/25,...

Hashioka debate futuro da antiga rodoviária e impactos positivos para a região central da Capital

O deputado estadual Roberto Hashioka (Republicanos) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira, 24, com os síndicos da antiga Estação Rodoviária de Campo Grande, Pedro e...

As Dez Mais

Quarta, 24 de junho de 2026. Hoje é Dia de São João Batista. Faltam 7 dias para a festa de aniversário de Paranaíba. Manchetes do ‘Correio do...

Avanço da frente fria reforça alerta para proteção dos rebanhos em MS

Agência recomenda medidas antecipadas para proteger animais durante o avanço do frio intenso A chegada da primeira frente fria de 2026 acendeu o alerta para...