segunda-feira, 29/12/2025

Diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen elogia segurança dinâmica da Polícia Penal de MS

Durante uma visita a unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, o diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), Sandro Abel Sousa Barradas, destacou o trabalho essencial da Polícia Penal no estado para a justiça e segurança pública.

Segundo ele, a instituição tem encontrado um equilíbrio eficaz entre a disciplina e a segurança, aliado a frentes de assistência e ressocialização, impactando diretamente no combate ao crime organizado.

Acompanhado pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, e pelo secretário-executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, Barradas percorreu, na Capital, o complexo penitenciário da Gameleira –  incluindo duas unidades de regime fechado e uma de semiaberto – e o Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”; além da Penitenciária Estadual de Dourados e da Unidade Penal “Ricardo Brandão”, em Ponta Porã.

Também participaram das visitas o coordenador-geral de Gestão de Instrumentos de Repasse da Senappen, Thiago Utida e representantes das diretorias da agencia penitenciária.

O diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen enfatizou a importância das políticas penais implementadas em Mato Grosso do Sul, ressaltando o papel da Polícia Penal no controle das organizações criminosas.

“O que percebemos é uma segurança dinâmica que atua na cultura da Polícia Penal, promovendo trabalho e educação. Isso se reflete em dados do Sisdepen, que acompanho a nível nacional, e agora confirmamos in loco. Em todas as unidades visitadas, constatamos ações efetivas no cumprimento da execução penal, posicionando nossa Polícia Penal com um protagonismo nacional em políticas que favorecem a assistência nas unidades prisionais, com avanços significativos, especialmente nos últimos dois anos”, afirmou.

O dirigente expressou orgulho pelos resultados obtidos e parabenizou os gestores locais pela dedicação em aprimorar a execução penal no Estado.

“Estamos cientes dos desafios a enfrentar, mas, sob a orientação do nosso secretário André Garcia, estamos comprometidos em auxiliar na busca de melhorias para uma execução penal mais eficiente e uma Polícia Penal forte no combate ao crime organizado. Queremos que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul seja uma referência em todo o país”, completou.

Barradas também mencionou que essas visitas são cruciais para traçar diagnósticos que ajudem a identificar necessidades em áreas como assistência jurídica e políticas de saúde para os servidores.

Entre as prioridades do Governo Federal, ele destacou o compromisso em melhorar a infraestrutura das unidades prisionais, investindo não apenas em equipamentos e tecnologia, mas também em condições físicas que garantam um ambiente salubre para todos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Economia criativa impulsiona desenvolvimento regional e promove inclusão em MS

A economia criativa ganhou protagonismo na agenda de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul em 2025. Por meio de políticas integradas, articulação institucional e...

Tiros assustam crianças em praça do Aero Rancho

Um ataque a tiros deixou moradores e frequentadores da Rua Álvares Machado em choque no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. O atentado ocorreu...

Retrospectiva 2025: Expansão recorde e protocolo inédito redefinem a saúde mental de MS

Estado amplia a Rede de Atenção Psicossocial, fortalece o atendimento regionalizado e avança na construção de fluxo unificado para emergências psiquiátricas A RAPS (Rede de...

Tentativa de feminicídio é descoberta em Anaurilândia

Um homem foi preso em Anaurilândia após investigações por posse ilegal de armas revelarem tentativa de feminicídio contra sua esposa. Denúncias anônimas levaram à...