segunda-feira, 29/12/2025

Contar tenta, mas não consegue apoio de Bolsonaro para disputar Senado

Após recusar filiação ao Partido Liberal (PL), na eleição do ano passado, o ex-deputado estadual, Capitão Contar (PRTB), não deve ter apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para cargo majoritário na eleição do próximo ano.

De olho em uma das vagas para o Senado, Contar procurou Jair Bolsonaro para pedir apoio à candidatura, mas não conseguiu aval. Bolsonaro mandou Contar procurar o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) para falar sobre a eleição em Mato Grosso do Sul.

Coincidentemente, Bolsonaro tem citado a mulher de Rodolfo Nogueira, vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira (PL), como pré-candidata do partido ao Senado, o que deve dificultar ainda mais um possível apoio.

A reportagem apurou que Contar não terá espaço no partido para disputar o Senado e pode, por enquanto, ter vaga como deputado federal, se não demorar a se filiar.

Bolsonaro fez um acordo com o PSDB de Mato Grosso do Sul para apoiar a candidatura de Beto Pereira (PSDB) no ano passado, na disputa pela Capital. Neste acordo, Reinaldo Azambuja (PSDB) se mudaria para o partido, onde seria um dos candidatos do grupo ao Senado. Todavia, até agora o ex-governador não se filiou e tenta uma forma de descumprir o acordo.

Caso mantenha a proximidade com Bolsonaro, Azambuja deve participar desta construção do PL para próxima eleição, inclusive na formação da chapa para deputados, o que pode complicar a vida de Contar até para um cargo de deputado, caso demore muito a decidir.

Filiado ao PRTB, Contar pode continuar no partido, que lhe garantiria uma legenda para concorrer, ainda que sem recurso financeiro e tempo na propaganda política. Com a cláusula de barreira, é grande, inclusive, a possibilidade de o partido desaparecer após a eleição do próximo ano.

O PRTB não elegeu nenhum deputado federal na eleição passada e, por isso, não terá recurso do fundo partidário e tempo na propaganda. A reportagem procurou o ex-deputado para falar sobre essa conversa dele com o ex-presidente e possibilidade de disputa no próximo ano, mas ele não retornou o contato. O espaço segue aberto.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Renan Lodi é o novo reforço do Atlético-MG

O lateral-esquerdo Renan Lodi chegou ao Aeroporto de Confins nesta sexta-feira para realizar exames médicos e oficializar sua chegada ao Atlético-MG. Livre no mercado...

Ônibus e carro colidem, bebê é atendida pelo Samu na Vila Nasser

Na manhã desta segunda-feira (29), um acidente entre um carro de passeio e um ônibus de transporte público na Rua Theodore Roosevelt, em Campo...

F1 2026: Regulamento muda tudo e Bortoleto ganha chance com a Audi

A Fórmula 1 inicia em 2026 uma era de mudanças profundas, com motores simplificados e combustível sustentável, que podem alterar o equilíbrio entre equipes....

Deputado Rinaldo Modesto apresenta balanço do mandato com foco em educação, proteção social e desenvolvimento regional

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), divulgou balanço das principais ações do seu mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS),...