segunda-feira, 15/09/2025

Contar tenta, mas não consegue apoio de Bolsonaro para disputar Senado

Após recusar filiação ao Partido Liberal (PL), na eleição do ano passado, o ex-deputado estadual, Capitão Contar (PRTB), não deve ter apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para cargo majoritário na eleição do próximo ano.

De olho em uma das vagas para o Senado, Contar procurou Jair Bolsonaro para pedir apoio à candidatura, mas não conseguiu aval. Bolsonaro mandou Contar procurar o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) para falar sobre a eleição em Mato Grosso do Sul.

Coincidentemente, Bolsonaro tem citado a mulher de Rodolfo Nogueira, vice-prefeita de Dourados, Giani Nogueira (PL), como pré-candidata do partido ao Senado, o que deve dificultar ainda mais um possível apoio.

A reportagem apurou que Contar não terá espaço no partido para disputar o Senado e pode, por enquanto, ter vaga como deputado federal, se não demorar a se filiar.

Bolsonaro fez um acordo com o PSDB de Mato Grosso do Sul para apoiar a candidatura de Beto Pereira (PSDB) no ano passado, na disputa pela Capital. Neste acordo, Reinaldo Azambuja (PSDB) se mudaria para o partido, onde seria um dos candidatos do grupo ao Senado. Todavia, até agora o ex-governador não se filiou e tenta uma forma de descumprir o acordo.

Caso mantenha a proximidade com Bolsonaro, Azambuja deve participar desta construção do PL para próxima eleição, inclusive na formação da chapa para deputados, o que pode complicar a vida de Contar até para um cargo de deputado, caso demore muito a decidir.

Filiado ao PRTB, Contar pode continuar no partido, que lhe garantiria uma legenda para concorrer, ainda que sem recurso financeiro e tempo na propaganda política. Com a cláusula de barreira, é grande, inclusive, a possibilidade de o partido desaparecer após a eleição do próximo ano.

O PRTB não elegeu nenhum deputado federal na eleição passada e, por isso, não terá recurso do fundo partidário e tempo na propaganda. A reportagem procurou o ex-deputado para falar sobre essa conversa dele com o ex-presidente e possibilidade de disputa no próximo ano, mas ele não retornou o contato. O espaço segue aberto.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Preso é executado a tiros na saída do semiaberto da Gameleira

José Eduardo Amarilha Misiano da Silva (33), foi executado na manhã desta quarta-feira (11), a tiros ao sair do presídio semiaberto da Gameleira, onde...

”Dourados na rota do mundo”, diz Gianni Nogueira sobre inauguração do aeroporto

A vice-prefeita de Dourados Gianni Nogueira (PL-MS) comemorou a retomada dos voos no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira de Dourados-MS após quatro anos...

DOURADINA: Governo municipal incentiva capacitação com curso de artesanato em parceria com SENAR e Sindicato Rural

Entre os dias 08 e 12 de setembro, beneficiários de programas sociais participaram do Curso de Artesanato com fibras vegetais (bananeira e/ou taboa), realizado...

Defensoria cobra Estado para garantir fornecimento de canabidiol a paciente com fibromialgia

Uma mulher de 55 anos, moradora de Campo Grande/MS, aguarda o fornecimento gratuito de medicamento à base de canabidiol para tratar fibromialgia. A decisão...