A Operação Ajura, deflagrada pela PF na quarta-feira (20), resultou na prisão do Comandante da PMA Jefferson Vaz Estigarribia em Amambai. O militar foi flagrado com um 1 Kg de maconha em sua residência e teve veículos de luxo uma Toyota SW4 e uma moto Harley-Davidson apreendidos, suspeitos de terem sido adquiridos com dinheiro proveniente de atividades ilícitas.
A operação mira uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com ações simultâneas em cidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão pela 1ª Vara da Justiça Criminal de Dourados.
De acordo com a PMMS, a corregedoria acompanhou o cumprimento da ordem judicial, e o caso será rigorosamente apurado. A corporação afirmou, em nota, que a conduta de Estigarribia é “isolada e não representa os valores da instituição”.
A investigação está relacionada a grandes apreensões feitas entre 2022 e 2023, incluindo um carregamento de 446 kg de cocaína interceptado em fevereiro do ano passado.