terça-feira, 13/01/2026

Com uso de helicóptero, HRMS e Sejusp auxiliam treinamento de hospital da Capital

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) auxiliaram uma simulação de evacuação com o transporte de paciente em aeronave, realizada na tarde de sábado (20) pelo Hospital Unimed Campo Grande.

O treinamento contou com a simulação de um incêndio na unidade particular e uma das vítimas foi encaminhada com o apoio de helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da SEJUSP, ao HRMS.

“Nessa situação a vítima veio estabilizada juntamente com uma enfermeira do hospital e com o nosso operador aerotático que deu todo o suporte para que a vítima chegasse ao local. O treinamento é importante pois a gente precisa conscientizar todos os envolvidos de como operar com a aeronave e da importância que ela seja utilizada pela sociedade”, afirmou o Tenente Coronel Fábio, comandante da aeronave.

Treinamento com helicóptero para salvamento de pacientes

Para o pouso no HRMS, a Brigada de Emergência preparou todo o local em frente ao Pronto Atendimento Médico (PAM), para que a ação fosse concluída com segurança.

“Desde quando recebemos o comunicado de que participaríamos da simulação, preparamos os nossos brigadistas. Isolamos e sinalizamos o local para o pouso e também disponibilizamos dois extintores para qualquer situação de emergência. A ação foi excelente e o resultado acima do esperado”, afirmou líder da Brigada de Emergência do HRMS, Edson Campos Barbosa.

Para o diretor-geral do HRMS, Paulo Eduardo Limberder, o treinamento proporciona uma experiência mais próxima da realidade permitindo que a equipe aprimore suas habilidades específicas para essas situações críticas.

“O trabalho colaborativo nesse exercício fortalece a capacidade de resposta a situações de emergência, estabelecendo uma ligação entre os setores de saúde e segurança pública a fim de prestar um atendimento de qualidade e salvando vidas em momentos cruciais”, afirmou.

Equipe participou do treinamento na Capital

Ao fim do simulado, Eduardo Kawano, presidente do Conselho de Administração da Unimed Campo Grande, agradeceu todos os envolvidos (parceiros, colaboradores, cooperados e voluntários) e enfatizou a importância da realização de uma atividade como esta.

“Parabéns a todos que estiveram presentes neste simulado. A participação de cada um foi fundamental para a conclusão da ação, mostrando a excelência do serviço prestado por todos”, afirmou.

A ação durou aproximadamente duas horas e envolveu mais dois hospitais de Campo Grande, a Cassems e o Proncor.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Balança Comercial 2025: Agronegócio Atinge Recorde Histórico

O agronegócio brasileiro registrou em 2025 exportações de US$ 169,2 bilhões, representando 48,5% das vendas totais do país. O setor teve aumento de 3,6%...

MS reforça vacinação em 2025 e mantém vigilância ativa contra o sarampo

Ao longo de 2025, Mato Grosso do Sul reforçou as ações de prevenção e vigilância contra o sarampo, com foco na ampliação da cobertura...

Lula e Petro intensificam diálogo sobre crise venezuelana

O presidente Lula e o líder colombiano Gustavo Petro mantiveram uma conversa telefônica nesta quinta‑feira (8) para tratar da grave crise na Venezuela desencadeada...

MS Nutri: Ceasa reforça articulação com a Semadesc em projeto que reduz desperdício de alimentos

A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) iniciou o ano dando continuidade às discussões para a implementação do MS Nutri, projeto...