quinta-feira, 13/11/2025

Capacitação prepara municípios de Mato Grosso do Sul para receber a caravana da castração.

A Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realiza nesta quinta-feira (24) a apresentação da logística e capacitação dos pontos focais dos 10 primeiros municípios que irão receber a Caravana da Castração. O encontro acontecerá no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho”, em Campo Grande.

A ação tem como objetivo orientar os representantes municipais sobre os procedimentos técnicos e operacionais para a chegada da caravana, além de fornecer instruções para o uso da ferramenta digital SigPet, utilizada no cadastro e acesso às vagas nas campanhas de castração.

Durante o encontro, será apresentado o Guia Prático da Caravana da Castração, o plano de trabalho e o termo de cooperação que será firmado com os municípios participantes nesta primeira etapa. Os gestores municipais também serão instruídos sobre a contrapartida exigida: a execução de um calendário de conscientização sobre os maus-tratos contra animais, elaborado pela Superintendência.

Com investimento inicial de R$ 5 milhões, a Caravana da Castração tem o lema “Castrar é um ato de amor” e como meta castrar, microchipar e medicar 20 mil animais em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra a política pública estadual de bem-estar animal e busca garantir a implantação efetiva de ações contínuas de controle populacional e combate ao abandono de cães e gatos.

A caravana terá início pela região do Pantanal, com base em indicadores de endemias e priorização de áreas com maior risco de transmissão de zoonoses. O controle ético populacional é reconhecido como uma das estratégias mais eficazes para enfrentar esse cenário.

Titular da Setesc, Marcelo Miranda ressalta o papel da ação como instrumento de cidadania e avanço social. “Estamos tratando de uma política pública que transcende a causa animal. A Caravana da Castração também é uma ferramenta de inclusão, saúde e educação, que promove um novo olhar sobre o cuidado com a vida e com o meio ambiente”.

O superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, destaca a importância da mobilização conjunta entre Estado e municípios. “A Caravana da Castração é uma resposta concreta às demandas da população e uma ação estratégica para promover saúde pública e respeito aos animais. Ao capacitar os municípios, garantimos que a política chegue com eficiência à ponta, com responsabilidade e compromisso social”.

Serviço

Capacitação sobre a Caravana da Castração

Data: quinta-feira, 24 de abril

Local: auditório do MIS – 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro – Campo Grande (MS)

Horário: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h30

Mais informações pelo telefone (67) 3316-9192 ou pelo e-mail: vidaanimal@setesc.ms.gov.br.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Cientistas criam mel sabor chocolate usando parte descartável do cacau

Pesquisadores  da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, criaram um mel com sabor de chocolate. A iguaria foi desenvolvida a...

Hospital de MS participa da Pré-COP30 com projeto ambiental inovador

Em Três Lagoas (MS), o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé marcou presença no XVIII SHS 2025, evento que integrou oficialmente a Pré-COP30,...

Brasil segue livre do sarampo, apesar de novos casos confirmados

O Brasil registrou 37 casos de sarampo neste ano, com três novas infecções identificadas em Primavera do Leste (MT). Apesar do aumento, o país...

Justiça condena ex-prefeito de Nioaque e secretários por nepotismo

O MPMS, por meio da Promotoria de Justiça de Nioaque, obteve a condenação do ex-prefeito e ex-integrantes de sua gestão por nepotismo.A investigação comprovou...