Campo Grande conquistou reconhecimento nacional com o trabalho da Patrulha Maria da Penha, coordenada pela Guarda Civil Metropolitana. A iniciativa ficou em 3º lugar no Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, concedido pelo CNJ, e será homenageada no dia 26 de agosto, em Brasília.
Criada pela Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Ministério Público Estadual, a Patrulha se destaca por seu atendimento humanizado, rápido e eficiente a mulheres vítimas de violência. O projeto já capacitou mais de mil agentes da segurança pública com temas como direitos humanos, acolhimento e cumprimento de medidas protetivas.
A promotora Luciana do Amaral Rabelo, uma das idealizadoras do projeto, destaca a integração entre instituições como fator chave para o sucesso. A prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso com a valorização e formação dos profissionais da segurança pública.
A Patrulha atua 24 horas, com monitoramento de medidas protetivas e apoio direto às vítimas, em parceria com a Casa da Mulher Brasileira.