quinta-feira, 22/01/2026

Campanhas políticas foram financiadas pelo PCC em troca de favorecimento em licitações, diz MP.

PCC financiou campanhas políticas em troca de favorecimento em licitações, diz MP. O MP-SP e a PM deflagraram hoje (16) uma operação para desarticular um grupo criminoso que atuava em parceria com o PCC.

Segundo as investigações os criminosos financiaram campanhas eleitorais de políticos em troca da facilitação em fraudes em licitações. Quando eleitos, esses políticos direcionaram os contratos públicos para empresas ligadas à organização criminosa, que “lavavam” o dinheiro.

De acordo com a promotora de justiça Flávia Flores, o grupo manipulava licitações públicas em todo o estado, direcionando os resultados para empresas “laranjas” ligadas ao PCC.

Para garantir o sucesso do esquema, a organização corrompia agentes públicos, incluindo políticos e servidores, que facilitavam as fraudes nos certames; segundo a promotora.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão temporária e 42 mandados de busca e apreensão em diversos endereços. Incluindo prefeituras, câmaras municipais e empresas em Guararema, Poá, Itatiba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Cubatão.

As autoridades policiais informaram que a operação resultou na apreensão de quatro armas de fogo, grande quantidade de munições de diversos calibres, 22 celulares, 22 notebooks, 3 milhões e meio em cheques, 600 mil reais em espécie.

As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Homem de 60 anos é preso por importunação sexual

Na última quarta-feira (14), a DEPCA, prendeu em flagrante um homem de 60 anos acusado de importunação sexual contra uma adolescente de 15 anos....

Profissionais de saúde serão vacinados contra dengue

O SUS iniciará em 9 de fevereiro a vacinação de cerca de 1,1 milhão de profissionais de saúde com a Butantan-DV, primeira vacina 100%...

China encerra embargo e libera frango do RS

China encerra embargo e libera frango do RS Suspensão durava desde 2024 e afetou exportações do estado Após um ano e meio de restrições,...

Chocolate Laka é recolhido do mercado por erro na embalagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka, produzido pela Mondelez Brasil Ltda, após a...