terça-feira, 10/02/2026

Caged: Mato Grosso do Sul supera marca de 16,9 mil novos empregos criados nos últimos 12 meses

Mato Grosso do Sul encerrou outubro de 2025 com a criação de 880 novas vagas formais de trabalho e acumulou, nos últimos doze meses (novembro de 2024 a outubro deste ano), saldo positivo de 16.989 empregos com carteira assinada. É o que aponta o levantamento divulgado pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base no Painel de Informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foram 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período. Com isso, o estoque total de postos formais atingiu 702.030 em outubro. A taxa de rotatividade permaneceu em 33,02% nos últimos 12 meses.

O desempenho mensal foi impulsionado pelos setores de comércio, construção e indústria. O comércio liderou a geração de vagas, com saldo de 432 novos postos formais, seguido da construção civil, com 412 vagas, e da indústria, com 203. Agropecuária (-72) e serviços (-95) registraram retração pontual no mês. No total, foram 34.640 contratações e 33.760 desligamentos em outubro.

“O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas das vagas são temporárias e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro do ano que vem, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho. Importante lembrar os feirões de emprego que temos realizado por meio da Funtrab, onde temos oferecido uma diversidade de vagas e ressaltar a importância da nossa plataforma online de encaminhamento para o mercado de trabalho, que é o MS Qualifica Digital”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, titular Semadesc.

Entre os municípios, Dourados apresentou o maior saldo positivo, com 338 novas vagas formais, seguido por Três Lagoas (327), Inocência (172), Nova Alvorada do Sul (112) e Ribas do Rio Pardo (108). No outro extremo, Nova Andradina (-208), Costa Rica (-110), Corumbá (-102), Paraíso das Águas (-89) e Campo Grande (-76) registraram os menores saldos no período.

Vagas no mercado de trabalho

Sobre o MS Qualifica Digital, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforça a importância de jovens e adultos, que estejam fora do mercado de trabalho, cadastrarem suas informações pessoais e habilidades profissionais na plataforma, a fim de “ficarem visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas na plataforma. E é por meio do MS Qualifica Digital que estão sendo oferecidas as vagas de trabalho para as novas indústrias e outros empreendimentos, que já estão se instalando no Estado”.

A plataforma de oferta de emprego e qualificação do Governo do Estado está disponível no endereço www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). O MS Qualifica Digital foi criado para facilitar e agilizar a conexão entre trabalhadores e empresas, com oferta permanente de oportunidades de capacitação e de contratação.

“É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com um sistema de navegação simples e inclusivo, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”, finalizou o secretário-executivo Esaú Aguiar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Agetran informa interdição na Rua 14 de Julho

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) comunica que, nesta quarta-feira, a partir das 12h até às 0h, a Rua 14 de Julho...

SES desmonta rota de envio de canetas emagrecedoras

Mais de 2 mil produtos irregulares apreendidos em três dias A SES, em ação conjunta com Anvisa, Correios e outros órgãos, desmontou uma rota de...

Caravina defende mais investimentos em segurança, saúde e infraestrutura na abertura dos trabalhos da Alems

O deputado estadual Caravina utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos...

MPMS apura indícios de desmatamento ilegal no Pantanal

Inquérito civil busca verificar danos ambientais e responsabilidades O MPMS instaurou inquérito civil para apurar a regularidade jurídico-ambiental de uma suposta supressão de vegetação nativa...