segunda-feira, 1/12/2025

Blitz educativa da Vigilância Sanitária chama atenção para presentear com responsabilidade no Dia das Mães

Quem passou pelo movimentado cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no coração de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (8), se deparou com uma ação inusitada, mas extremamente necessária. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Vigilância Sanitária Municipal, promoveu a blitz educativa como parte da campanha “Presente seguro é presente de amor”, em alusão ao Dia das Mães.

Com ações práticas e acolhedoras, a Prefeitura de Campo Grande reforça a mensagem: carinho também se expressa por meio de escolhas seguras e conscientes.

A iniciativa, com forte apelo educativo e preventivo, teve como objetivo orientar a população sobre os riscos de adquirir produtos e serviços — como cosméticos, alimentos, perfumes e procedimentos estéticos — em locais não autorizados ou sem fiscalização sanitária. Durante a blitz, equipes da Vigilância entregaram materiais informativos e conversaram diretamente com motoristas e pedestres, de forma leve e acolhedora, reforçando o cuidado como expressão de afeto.

“Queremos que as pessoas entendam que dar um presente vai além da embalagem bonita. É preciso pensar na segurança e no bem-estar de quem vai receber esse carinho”, explicou Renata Sanches, coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesau.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, participou da ação e destacou que o cuidado começa na escolha. “Nossa missão é proteger a saúde da população e isso inclui orientar para que as pessoas saibam reconhecer produtos e serviços regulares. Dar um presente seguro é um gesto de amor.”

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, também reforçou a importância do consumidor consciente. “A fiscalização é contínua, mas cada cidadão tem um papel fundamental. É ele quem decide o que consome e onde consome. Nosso papel é oferecer as ferramentas para que essa escolha seja segura.”

Além da blitz no centro, a campanha se estenderá durante o mês com ações educativas em pontos estratégicos da cidade. A população é orientada a verificar rótulos, registros na Anvisa, validade e a procedência de produtos. Salões de beleza e clínicas estéticas devem apresentar Licença Sanitária visível, e qualquer dúvida pode ser esclarecida com a Visa pelo telefone (67) 2020-2094.

Em um período em que o comércio se aquece com ofertas e promoções, a campanha faz um alerta TV necessário: o barato pode sair caro — e, no caso da saúde, irreversivelmente.

“Neste Dia das Mães, demonstrar amor também é escolher com responsabilidade. A Vigilância está presente para garantir que esse carinho chegue com segurança”, finaliza Renata.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Festa de Santo Antônio de Pádua é incluída no calendário oficial de MS

A Festa de Santo Antônio de Pádua, tradicionalmente realizada em Batayporã, passa a integrar o Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul....

Times de Campo Grande brilham no Estadual Sub-17 de Vôlei

Campo Grande Vôlei e a Escolinha Pezão conquistaram no domingo (23) o título do Sul-Mato-Grossense Sub-17 de vôlei de quadra. O evento foi sediado...

STF mantém prisão preventiva de Jair Bolsonaro

A Primeira Turma do STF manteve por unanimidade a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro....

Abel Ferreira confirma permanência no Palmeiras: “Minha palavra vale mais que uma assinatura”

Abel Ferreira garantiu nesta quinta-feira que continuará no Palmeiras em 2026, mesmo sem ter assinado a renovação de contrato que vai até dezembro de...