quinta-feira, 19/09/2024

Beto Pereira reúne 1,6 Mil pessoas para debater o futuro do esporte, cultura e juventude

Campo Grande viu a mobilização de 1,6 mil pessoas durante um debate promovido pelo candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB), que abordou os rumos do Esporte, Cultura e Juventude na capital sul-mato-grossense. O encontro contou com a presença de atletas, dirigentes de federações, secretários e artistas regionais, todos preocupados com a falta de apoio e de infraestrutura do município.

Por mais de uma hora e meia, os participantes discutiram as carências que Campo Grande enfrenta. Um dos principais pontos abordados foi a ausência de um centro cultural para exposições e grandes shows, além da falta de uma arena esportiva que possibilite a realização de eventos escolares quanto nacionais.

“Estou aqui para ser o prefeito que mudou essa história. O prefeito tem que gostar. Não tem alguém que goste mais de esporte e da cultura do que eu”, declarou Beto.

O presidente da Federação Estadual de Vôlei, José Amâncio da Mota, conhecido como Madrugada, enfatizou a urgência de soluções para a infraestrutura esportiva da cidade. “O Guanandizão hoje não tem nem mais como alojar atletas e estudantes”, lamentou.

A discussão contou ainda com a presença de Fernando Rufino, medalhista de ouro em Paris na paracanoagem, que compartilhou sua trajetória no esporte e a importância do apoio logístico para os atletas. “Lembro da dificuldade para a liberação da lagoa do Parque das Nações. Conquistamos isso, e agora precisamos adequar outros locais, como a Lagoa Itatiaia, para que tenhamos mais atletas”, sugeriu Rufino.

Cultura cobra 1% do orçamento

A questão cultural foi igualmente abordada com preocupação. A artesã Bia Barros, representante da Federação das Associações de Artesãos do Mato Grosso do Sul, denunciou a falta de aplicação da lei do 1% destinada à Cultura, que não tem sido respeitada pela gestão atual nos últimos quatro anos.

“Esperamos que o futuro prefeito adote o plano municipal do artesanato. Está tudo ali, precisamos tirar do papel. A Praça dos Imigrantes, por exemplo, está há um ano com obras para retirada de piso. É hora de ver a mudança”, afirmou, utilizando a expressão “marreta 45” para evidenciar a urgência.

Alan Catharinelli, presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca), também fez sua reivindicação. “Carnaval é cultura. Desde os anos 60, tivemos desfiles na Rua 14 de Julho e em outros locais. Contudo, Campo Grande carece de um centro cultural que nos acolha, com espaço multiuso para os desfiles, sem ficar pedindo arquibancada, som e banheiro para montar nosso Sambódromo.”

O cantor Betinho, da dupla com João Haroldo, finalizou o encontro ressaltando a necessidade de incentivar a vida noturna em Campo Grande. “É impressionante como, em uma cidade com tantos talentos, não temos uma arena de shows. Os poucos locais disponíveis estão sucateados, precisamos fomentar a música e a cultura na nossa cidade”, concluiu.

Compromisso com a Juventude

Representando o Conselho Consultivo da Juventude, Giovana Mondardo entregou uma carta a Beto Pereira, onde foram delineados compromissos para fortalecer as secretarias e ações voltadas ao segmento juvenil. O documento destaca a importância da inclusão da juventude no planejamento das políticas públicas, reivindicando uma maior atenção às suas demandas e necessidades.

Beto criticou a infraestrutura atual de Campo Grande para o esporte e a cultura, enfatizando a falta de investimentos e cuidado. “Não dá para fechar os olhos. Ver parques abandonados, equipamentos deteriorados, jogados às traças. É uma realidade que não podemos mais aceitar. Para fazer escolhas conscientes e pensar no futuro da cidade, precisamos entender o que cada candidato prioriza”, afirmou.

Candidato que colocar Capital como parceira do Estado

Beto recordou sua autoria na lei que criou o Parque do Poderes, um espaço destinado à prática de esportes e lazer em Campo Grande, além de mencionar sua experiência como prefeito de Terenos, onde construiu o maior parque na entrada da cidade.

“Hoje, estamos testemunhando o abandono de lugares como Jacques, Ayrton Senna e Sóter. Além disso, a Casa da Morada está fechada, e a Orla Ferroviária não oferece condições adequadas para manifestações culturais e esportivas. A Estação Ferroviária e a Feira Central estão perdendo projetos por falta de recursos”, apontou.

Beto se comprometeu a transformar Campo Grande em um parceiro forte do governo do Estado, especialmente no que diz respeito a bolsas para atletas e na promoção de eventos escolares, universitários, amadores e profissionais.

“Por que isso não ocorre no município? Não podemos deixar que nossos atletas precisem estar nos semáforos vendo doce ou fazendo rifas para custear transporte ou hospedagem”, questionou, destacando a urgência de um apoio estruturado para os que promovem a cultura e o esporte.

“O dinheiro da Cultura é da Cultura”

Em sua fala sobre Cultura, Beto enfatizou que “o dinheiro da cultura deve ser aplicado realmente na cultura.” Ele se comprometeu a garantir que os recursos sejam utilizados corretamente, “não podemos tratar de maneira superficial. Vamos destinar recursos aos fundos de incentivo, assegurando a publicação de editais, seleção e o pagamento nas datas corretas”, completou.

Por fim, o candidato enfatizou que é inaceitável que uma cidade próxima a 1 milhão de habitantes não tenha um Centro de Convenções. Este espaço, segundo ele, seria essencial para a realização de diversas manifestações culturais. “Campo Grande precisa urgentemente ter vida. Precisamos de esporte e de cultura”, reiterou Beto Pereira.

O encontro também contou com a participação de secretários estaduais, como Marcelo Miranda, responsável pela pasta do Turismo, Esporte e Cultura, e os diretores-presidentes da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, e da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, que reforçaram a importância do diálogo entre o governo e a sociedade civil na busca de soluções efetivas para os desafios enfrentados nas áreas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Jovem tem faca cravada nas costas na Vila Nhanhá

Jovem de 27 anos foi gravemente ferido após ter uma faca cravada nas costas em na Vila Nhanhá, em Campo Grande. A vítima foi...

Previsão do tempo em MS aponta para dia predominantemente de sol hoje (19)

Mato Grosso do Sul terá um dia de sol predominante nesta quinta-feira (19), com variação de nuvens, conforme a previsão do Cemtec (Centro de...

Governo de Mato Grosso do Sul forma nesta quarta-feira mais 479 novos soldados da Polícia Militar

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da PM (Polícia Militar), realiza nesta quarta-feira (18) a formatura dos novos soldados da PM...

Zeca cobra informações sobre pavimentação de estradas importantes para a Agricultura Familiar de MS

O deputado estadual Zeca do PT apresentou requerimentos ao Governo do Estado solicitando informações a respeito de três pedidos de sua autoria para pavimentação...