quarta-feira, 7/01/2026

APARECIDA DO TABOADO: Governo Municipal inicia 2024 eliminando filas com mutirão de catarata.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, através do programa estadual ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’, esteve realizando na Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado – FESAT, mais um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio.

Nos dias 18 e 19 de janeiro foram realizadas pré-consultas e procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio para cerca de 60 pacientes do município.

Sendo uma doença comum na terceira idade, a catarata ocorre por causa do envelhecimento natural do olho, podendo acontecer também por algum trauma em pessoas mais jovens. Os sintomas são uma visão cada vez mais borrada e com pouca nitidez. Conforme a catarata se estabelece, o cristalino vai ficando opaco e a acuidade visual do paciente diminui. Nos casos mais graves, o paciente fica cego.

“Através do programa estadual, que tem como objetivo reduzir as filas de espera de cirurgias eletivas, nossa cidade zera neste mês as cirurgias de cataratas e pterígio”, comentou a secretária de Saúde, Daiane Pupin.

Aparecida do Taboado é uma das cidades que mais opera – através do programa implantado pelo Governo do Estado – entre todos os municípios que estão pactuados neste projeto. “Com esse incentivo do Governo Estadual, estamos dando um salto na nossa Saúde e conseguiremos atender a todos, acabando com fila reprimida como existia quando assumimos a gestão”, disse o prefeito José Natan, que chamou a atenção para os 10 faltosos, que além de não comparecer para o atendimento, tiraram as vagas de outros pacientes.

Ainda em relação à saúde oftalmológica, no sábado dia 20, a secretaria de Saúde teve, em mais uma ação de rotina, as consultas oftalmológicas agendadas para a população todos os meses.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ação conjunta apreende 1 tonelada de maconha na fronteira MS-PR

Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Polícia Militar de Naviraí (MS) resultou na apreensão de 1.006 quilos de maconha nesta...

MPMS apura derramamento de diesel em curso hídrico de Mundo Novo

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou inquérito civil para investigar o derramamento de aproximadamente 45 mil litros de diesel em...

Bebedeira entre amigos termina em violência no Itamaracá

Uma festa entre amigos em Campo Grande terminou em confusão na noite de ontem (1º). Durante a confraternização na casa da vítima, um homem...

Acordo no MP garante pagamento de médicos da Santa Casa

Um acordo formalizado no Ministério Público do Estado garantiu a manutenção dos serviços da Santa Casa e o pagamento dos médicos que estavam há...