domingo, 4/01/2026

Agepen recebe veículos da Senappen para fortalecer políticas de reintegração social

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu quatro veículos Toyota Yaris Sedã, doados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). A entrega faz parte de uma iniciativa nacional destinada a aprimorar as políticas públicas de reintegração social, bem como fortalecer ações e projetos ligados ao sistema penal.

Os novos veículos serão destinados aos patronatos penitenciários, que desempenham um papel essencial na assistência a indivíduos em regimes semiaberto e aberto, além de liberados condicionais e beneficiados com outras medidas alternativas à prisão. O Termo de Doação da Senappen à à agência penitenciária foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de janeiro.

De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os veículos irão apoiar atividades externas, como fiscalizações, acompanhamento de beneficiários, encaminhamentos ao mercado de trabalho e controle das condições estipuladas em sentenças judiciais.

“O trabalho dos patronatos visa diminuir a reincidência criminal e promover a reintegração social do indivíduo, possibilitando sua reinserção no grupo familiar e na sociedade”, pontuou a diretora.

Os patronatos também firmam parcerias com entidades públicas e privadas, como o SUS (Sistema Único de Saúde)) e serviços de assistência social, visando à capacitação e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. A ampliação dessas parcerias será possível com o reforço logístico trazido pelos novos veículos.

Além dos patronatos, a frota de veículos da Agepen já foi fortalecida anteriormente com entregas destinadas às CIAPs ( Centrais Integradas de Alternativas Penais) e ao Escritório Social. Essa estruturação busca garantir que homens e mulheres privadas de liberdade tenham condições efetivas de reintegração, reduzindo a reincidência criminal e promovendo a inclusão social. A entrega dos veículos reflete o compromisso institucional em transformar o sistema penal.

Investimento em todo o país

A Senappen realizou a entrega de 67 veículos em todo o país, incluindo os quatro recebidos pela Agepen. O investimento total de R$ 8,5 milhões integra o plano estratégico do programa Pena Justa, que visa aprimorar o sistema penitenciário brasileiro, garantindo condições de trabalho adequadas às equipes que executam as políticas penais.

Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o foco é construir um sistema penal mais justo e eficiente. “Estamos comprometidos em garantir segurança, reintegração social e a melhoria das condições de trabalho, respeitando as necessidades regionais”, afirmou.

O diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas, destacou a importância de direcionar os recursos para estados com maior necessidade estrutural, reforçando a execução penal em todo o país.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

“Mais grave que a Lava-Jato”, afirma Marcos Pollon após protocolo de impeachment contra Alexandre de Moraes

Interrompendo o recesso parlamentar, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da reunião de emergência da bancada de oposição na Câmara dos Deputados, na...

Com compromisso e responsabilidade, Barbosinha assume interinamente o Governo de MS

A partir desta segunda-feira (29), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, passa a responder interinamente pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A...

Polícia Civil conclui investigações em Corumbá

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Corumbá, finalizou as investigações de dois graves acidentes de trânsito...

Bosque dos Ipês recebe exposição gratuita do Museu do Videogame

O Shopping Bosque dos Ipês inicia a programação de 2026 com uma super atração: a edição comemorativa de 15 anos do Museu do Videogame...