sábado, 14/02/2026

Agepen recebe veículos da Senappen para fortalecer políticas de reintegração social

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu quatro veículos Toyota Yaris Sedã, doados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). A entrega faz parte de uma iniciativa nacional destinada a aprimorar as políticas públicas de reintegração social, bem como fortalecer ações e projetos ligados ao sistema penal.

Os novos veículos serão destinados aos patronatos penitenciários, que desempenham um papel essencial na assistência a indivíduos em regimes semiaberto e aberto, além de liberados condicionais e beneficiados com outras medidas alternativas à prisão. O Termo de Doação da Senappen à à agência penitenciária foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de janeiro.

De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os veículos irão apoiar atividades externas, como fiscalizações, acompanhamento de beneficiários, encaminhamentos ao mercado de trabalho e controle das condições estipuladas em sentenças judiciais.

“O trabalho dos patronatos visa diminuir a reincidência criminal e promover a reintegração social do indivíduo, possibilitando sua reinserção no grupo familiar e na sociedade”, pontuou a diretora.

Os patronatos também firmam parcerias com entidades públicas e privadas, como o SUS (Sistema Único de Saúde)) e serviços de assistência social, visando à capacitação e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. A ampliação dessas parcerias será possível com o reforço logístico trazido pelos novos veículos.

Além dos patronatos, a frota de veículos da Agepen já foi fortalecida anteriormente com entregas destinadas às CIAPs ( Centrais Integradas de Alternativas Penais) e ao Escritório Social. Essa estruturação busca garantir que homens e mulheres privadas de liberdade tenham condições efetivas de reintegração, reduzindo a reincidência criminal e promovendo a inclusão social. A entrega dos veículos reflete o compromisso institucional em transformar o sistema penal.

Investimento em todo o país

A Senappen realizou a entrega de 67 veículos em todo o país, incluindo os quatro recebidos pela Agepen. O investimento total de R$ 8,5 milhões integra o plano estratégico do programa Pena Justa, que visa aprimorar o sistema penitenciário brasileiro, garantindo condições de trabalho adequadas às equipes que executam as políticas penais.

Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o foco é construir um sistema penal mais justo e eficiente. “Estamos comprometidos em garantir segurança, reintegração social e a melhoria das condições de trabalho, respeitando as necessidades regionais”, afirmou.

O diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas, destacou a importância de direcionar os recursos para estados com maior necessidade estrutural, reforçando a execução penal em todo o país.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

McLaren apresenta MCL40 para buscar tri consecutivo na F1

Pré-temporada no Bahrein marca estreia do carro que tentará manter a hegemonia da escuderia A McLaren revelou nesta segunda-feira, no Bahrein, o MCL40, carro com...

Jamilson Name cobra recuperação imediata da MS-160

Indicação apresentada na Assembleia Legislativa pede prioridade nas obras de infraestrutura O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) apresentou, nesta segunda-feira (09), indicação à Mesa Diretora...

Confira os bairros por onde o fumacê passará nesta terça-feira

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em quatro bairros de Campo Grande, com o uso...

Polícia afasta envolvimento de terceiros em mortes de secretário e filho

Investigações seguem sob sigilo e filho caçula permanece internado em estado gravíssimo A Polícia Civil informou que não há indícios de participação de outras pessoas...