quarta-feira, 3/12/2025

Agepen recebe veículos da Senappen para fortalecer políticas de reintegração social

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) recebeu quatro veículos Toyota Yaris Sedã, doados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). A entrega faz parte de uma iniciativa nacional destinada a aprimorar as políticas públicas de reintegração social, bem como fortalecer ações e projetos ligados ao sistema penal.

Os novos veículos serão destinados aos patronatos penitenciários, que desempenham um papel essencial na assistência a indivíduos em regimes semiaberto e aberto, além de liberados condicionais e beneficiados com outras medidas alternativas à prisão. O Termo de Doação da Senappen à à agência penitenciária foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de janeiro.

De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os veículos irão apoiar atividades externas, como fiscalizações, acompanhamento de beneficiários, encaminhamentos ao mercado de trabalho e controle das condições estipuladas em sentenças judiciais.

“O trabalho dos patronatos visa diminuir a reincidência criminal e promover a reintegração social do indivíduo, possibilitando sua reinserção no grupo familiar e na sociedade”, pontuou a diretora.

Os patronatos também firmam parcerias com entidades públicas e privadas, como o SUS (Sistema Único de Saúde)) e serviços de assistência social, visando à capacitação e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. A ampliação dessas parcerias será possível com o reforço logístico trazido pelos novos veículos.

Além dos patronatos, a frota de veículos da Agepen já foi fortalecida anteriormente com entregas destinadas às CIAPs ( Centrais Integradas de Alternativas Penais) e ao Escritório Social. Essa estruturação busca garantir que homens e mulheres privadas de liberdade tenham condições efetivas de reintegração, reduzindo a reincidência criminal e promovendo a inclusão social. A entrega dos veículos reflete o compromisso institucional em transformar o sistema penal.

Investimento em todo o país

A Senappen realizou a entrega de 67 veículos em todo o país, incluindo os quatro recebidos pela Agepen. O investimento total de R$ 8,5 milhões integra o plano estratégico do programa Pena Justa, que visa aprimorar o sistema penitenciário brasileiro, garantindo condições de trabalho adequadas às equipes que executam as políticas penais.

Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o foco é construir um sistema penal mais justo e eficiente. “Estamos comprometidos em garantir segurança, reintegração social e a melhoria das condições de trabalho, respeitando as necessidades regionais”, afirmou.

O diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel Barradas, destacou a importância de direcionar os recursos para estados com maior necessidade estrutural, reforçando a execução penal em todo o país.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Infestação de besouros causa queimaduras em Corumbá

A cidade de Corumbá (MS) enfrenta uma infestação de besouros que liberam ácido fórmico ao se sentirem ameaçados, provocando queimaduras em moradores. Pequenos, medem...

Ações da PF contra o contrabando em MS e SP

A Polícia Federal, em uma ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (3) a Operação Uxoris, com o objetivo de...

MS Citrus Summit impulsiona citricultura sustentável em Três Lagoas

Com mais de 15 mil hectares já em produção, MS desponta como nova fronteira da citricultura no país. A cultura, que conta com cerca...

ARTIGO: Quem Lê, Cresce: A Leitura Como Arma Contra a Ignorância

Quem mal lê, mal ouve, mal fala e mal vê. Ler vai muito além de decodificar palavras: é um exercício completo para o cérebro,...