quinta-feira, 14/08/2025

Proteja+CG: família de aplicativos é arma tecnológica da prefeitura contra violência

A Prefeitura de Campo Grande está lançando o Proteja+CG, uma família de aplicativos criada para agir rápido e salvar vidas em situações de risco. Desenvolvido pela Agência de Tecnologia e Inovação (Agetec), em parceria com outras secretarias municipais, o sistema reúne monitoramento em tempo real, botão de emergência e resposta imediata para proteger profissionais da Saúde, Educação e também em defesa das mulheres.

Criada para atuar de forma integrada e rápida, essa família de apps oferece ferramentas digitais que ajudam a identificar e responder a situações de ameaça contra quem cuida da população e também a mulheres que estão em risco. São soluções pensadas especialmente para atender esses três públicos prioritários, oferecendo agilidade no acionamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e no monitoramento das ocorrências.

A ferramenta chega também como resposta a um cenário preocupante: no Brasil, 8 em cada 10 profissionais de saúde dizem já ter sofrido algum tipo de agressão no trabalho — que pode ser verbal, física ou até ameaça de morte. E o impacto é profundo: 33% desenvolvem sintomas psicológicos como ansiedade e depressão após esses episódios.

“Não vamos esperar que a violência bata à porta para agir. Estamos criando ferramentas e estratégias para proteger quem cuida da nossa cidade, seja na saúde, nas escolas ou em qualquer outro espaço. O Proteja + CG é mais que tecnologia — é a garantia de que, quando alguém precisar, a resposta será rápida, eficiente e com prioridade absoluta”, afirma a prefeita Adriane Lopes.

Ao ser acionado, o botão de emergência envia um alerta com geolocalização para a central da GCM, permitindo o envio imediato da equipe mais próxima para o atendimento.

O sistema é gerenciado pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), que por meio do aplicativo Proteja+CG acompanha todas as ocorrências em tempo real, garantindo eficiência no suporte às vítimas.

A família Proteja+CG é composta por três aplicativos, cada um focado em um público específico:

Proteja Mais Mulher – atendimento rápido a mulheres em situação de risco.

Proteja Mais Saúde – proteção para profissionais da saúde contra ameaças ou agressões.

Proteja Mais Educação – segurança para gestores e equipes escolares em emergências.

Além do acionamento, a plataforma registra dados importantes como horário, local e tempo de resposta, garantindo mais organização e eficiência no combate à violência.

Com o Proteja + CG, Campo Grande aposta na tecnologia como ferramenta para melhorar a segurança e acelerar o combate à violência contra profissionais em serviço.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Geraldo Resende cobra ligação urgente de bombas de água em aldeias indígenas

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) solicitou com urgência à Energisa a ligação das bombas de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru, em Dourados,...

Aos 6 anos, Yuri já empreende com marca própria de geleias

O que começou como uma brincadeira virou um verdadeiro exemplo de empreendedorismo infantil. Yuri Veiga da Silva, de apenas 6 anos, criou sua própria...

Gu Pereira, filho do empresário Beto Pereira do Comper, morre aos 39 anos em Campo Grande

Gustavo Barwinski Pereira, 39, filho do empresário Luiz Humberto Pereira, o Beto do Comper, morreu na tarde desta quinta-feira (7), em Campo Grande, após...

Mutirão da Energisa no TJMS fecha R$ 535 mil em acordos

O primeiro mutirão de conciliação entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Energisa alcançou resultados expressivos. Entre os...