quinta-feira, 31/07/2025

Haddad corta IOF e aumenta imposto sobre bets

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou no domingo (8) um acordo com o Congresso para reduzir a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e compensar a perda com aumento de tributos sobre apostas esportivas (bets) e títulos isentos como LCI e LCA.

O novo decreto do IOF arrecadará apenas um terço do previsto inicialmente, com impacto menor sobre operações como o “risco sacado”, usado por pequenas e médias empresas. Para equilibrar as contas, o governo editará uma Medida Provisória que eleva a taxação sobre as bets de 12% para 18% sobre o faturamento bruto e passa a cobrar 5% sobre títulos antes isentos, como LCI, LCA, CRI e CRA.

Também será eliminada a alíquota de 9% da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), restando apenas as de 15% e 20%, afetando bancos e instituições financeiras.

Haddad anunciou ainda planos para rever 10% das isenções tributárias que não estão na Constituição e convocou nova reunião para discutir cortes nos gastos primários. As medidas aguardam aval do presidente Lula, que retorna da França nesta segunda-feira (10).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Ton Alves leva seu som autêntico a Dourados em show no Casulo

O evento tem entrada gratuita, será realizado no dia 2 de agosto, a partir das 19h, prometendo uma noite marcada por identidade, sofisticação e brasilidade.

Ministra da Cultura visita Campo Grande em agosto

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em Campo Grande no dia 19 de agosto para inaugurar o CEU (Centro de Artes e Esportes...

Quarta-feira tem painel com 2.180 vagas na Funsat

A Agência de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) abre a quarta-feira (30) com 2.180 vagas, disponíveis em 131 profissões.  São chamados de...

Carla Zambelli é presa na Itália

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), conforme confirmou o Ministério da Justiça brasileiro. Zambelli havia fugido do Brasil...