quarta-feira, 16/04/2025

Governo de Naviraí garante títulos de propriedade a 122 famílias do BNH, Campo Belo e Flamboyant

A Prefeitura de Naviraí, por intervenção da Superintendência Municipal de Habitação Popular e Regularização Fundiária está dando um passo importante na efetivação do direito à cidadania, garantindo que mais de 120 famílias, que  aguardavam o tão sonhado documento de propriedade de seus imóveis há mais de 25 anos, finalmente recebam os títulos de suas moradias.

Para marcar esta ação que tem longo alcance social, o Governo de Naviraí promoveu, na noite do dia 09 de abril, uma solenidade inédita de assinatura de contratos. Foram contemplados 122 mutuários do Grande BNH (BNH, Campo Belo e Flamboyant e Quadras 80C, 80C1 e 80D – Centro) do Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional – REGMEL.

O prefeito Rodrigo Sacuno; vice-prefeita Telma Minari (Gerente de Assistência Social), o articulador institucional do Governo do Estado na região Cone Sul, Ricardo Fávaro Neto (representante da Secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avessani); 1ª dama Naiza Capuci Sacuno; os vereadores Brendo Caíque e Daniel Moretto (Presidente do Legislativo), os gerentes municipais Fauze Selem (Geral), Luís Bruno (Administração), João do Carmo (Meio Ambiente), Edvan Barbosa (Receita), Deyler Pereira (Cultura), e Márcio Albino (Habitação e Regularização Fundiária), participaram do evento na Associação de Cabos e Soldados da PM, que foi prestigiado por centenas de moradores.

Gerente de Habitação, Márcio Albino; prefeito Rodrigo Sacuno; e o Gerente Geral da Prefeitura, Fauze Walid Selem (à direita). ©Victor Dobbins/PMN

“Para nós é motivo de muita satisfação participar destas assinaturas e entregar documentos de propriedade para este grande número de famílias. A partir de agora, todas elas passam a ter tranquilidade jurídica e poderão, inclusive, acessar créditos para investirem em melhorias e em novas construções, pois, efetivamente os imóveis agora de fato e direito pertencem a cada um dos nomes aqui chamados. É dessa forma que nossa Administração Compromisso com o Futuro trabalha, com resultados objetivos em benefício da população, visando melhorar as condições de vida do povo”, afirmou o prefeito Rodrigo Sacuno.

O gerente de Habitação, Márcio Albino, observa que a ação realizada cumpre a finalidade de promover o direito à moradia adequada à população de baixa renda por meio da concessão de financiamento, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS, sobretudo, resulta na execução de serviços destinados à regularização fundiária de núcleos urbanos informais e obras de melhorias habitacionais.

Os recursos deste programa são majoritariamente da cessão gratuita dos valores alocados pelas instituições financeiras cotistas do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS; sendo o público-alvo composto por famílias residentes em núcleos urbanos informais ocupados predominantemente por população de baixa renda e para melhoria habitacional.

“Em nossa cidade, essa conquista beneficiará diretamente neste momento 122 famílias com regularização fundiária. Mas, poderemos contemplar até 220 famílias. A Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional nº 899, de 25 de março de 2022, confirma que Naviraí e apenas mais 6 municípios do Mato Grosso do Sul foram selecionados para este programa e, nós da Superintendência de Habitação, cumprindo determinação do prefeito Rodrigo Sacuno, demos sequência para que a regularização fosse encaminhada e se tornasse realidade no dia de hoje”, observou Márcio Albino.

AÇÃO INTERSETORIAL

Dentro das competências municipais do REGMEL, o Núcleo de Assuntos FundiáriosSuperintendência de Habitação Popular e Regularização Fundiária, e Gerência de Obras da Prefeitura Municipal de Naviraí são responsáveis pela operacionalização das ações e providências necessárias.

O REGMEL é mais uma ação estratégica para a emissão do documento de registro definitivo do imóvel de todos os participantes, promovendo segurança jurídica e tranquilidade para os moradores pela documentação aguardada há muitos anos, representando um marco importante na vida das famílias.

MAIS BENEFÍCIOS

Mais que a regularização fundiária, até 20% famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica com renda mensal de até R$ 2.000,00 do núcleo urbano serão selecionadas para receber melhorias habitacionais (obras) em suas residências, com investimentos que podem chegar a R$ 22.000,00 por imóvel. Estas melhorias podem incluir desde pintura até a construção de um novo banheiro, por exemplo.

Tanto do aspecto legal quanto da melhoria habitacional, a regularização fundiária tem um impacto profundo paro os moradores; garantindo a propriedade de suas casas proporciona estabilidade familiar, incentiva o cuidado com o patrimônio e fomenta um sentimento de pertencimento e comunidade. Tudo isso, configuram ações fundamentais ao desenvolvimento social e econômico de Naviraí.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Rinaldo alerta falta de profissionais dentistas na rede pública de saúde da capital

O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos) fez uso da palavra na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para alertar aos deputados sobre...

PRF escolta cruz histórica da primeira missa celebrada no Brasil

A PRF iniciou nesta segunda-feira (15) a escolta oficial da cruz da primeira missa celebrada no Brasil, em 1500. A relíquia histórica, guardada por...

Geraldo Resende defende nova licitação que garanta duplicação total da BR-163

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) reafirmou nesta semana seu apoio à realização de uma nova licitação para concessão da BR-163, rodovia que atualmente...

Programa que promove defesa pessoal e autoproteção responsável para mulheres é proposto

A deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), apresentou nesta quarta-feira (9), durante a sessão plenária,...