terça-feira, 15/04/2025

Prefeitura investe em qualificação da Guarda Civil Metropolitana com novos cursos e armamentos

A Prefeitura de Campo Grande realizou, nesta quinta-feira (10), a solenidade de formatura de mais de 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), reforçando o compromisso da administração municipal com a capacitação constante dos servidores da segurança pública. O evento marcou a entrega de certificados do 2º Curso de Agente de Apoio à Fiscalização do Meio Ambiente, da Instrução para Habilitação ao Armamento Pistola .40, além da entrega de novos armamentos à corporação.

A solenidade aconteceu no Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE), onde também foram homenageados quatro servidores que concluíram o 1º Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO), promovido em Itapema (SC). Reconhecido nacionalmente pela complexidade e alto nível técnico, o PATAMO capacita operadores para atuação em situações de alto estresse, com foco em técnicas avançadas de abordagem, tiro, direção e controle situacional.

Com a conclusão dos cursos, Campo Grande passa a contar com mais de 100 guardas aptos a atender ocorrências ambientais, reforçando as ações da Patrulha Ambiental. Os agentes participaram de aulas teóricas e práticas com instrutores da própria GCM, além de profissionais do IBAMA, Polícia Civil, Imasul e especialistas em direito ambiental.

Durante a solenidade, também foi feita a entrega de 10 carabinas Taurus CTT calibre .40, fruto de um investimento de R$ 150 mil da Prefeitura. Os novos armamentos visam ampliar a capacidade de resposta da Guarda Municipal e garantir maior segurança à população.

A prefeita Adriane Lopes destacou o papel fundamental da qualificação contínua como instrumento para melhorar a atuação dos agentes nas ruas.

“Campo Grande é referência em segurança porque investe nas pessoas que cuidam da nossa cidade. Ao capacitar nossos guardas e entregar equipamentos modernos, garantimos mais proteção à população e valorizamos os servidores que estão diariamente na linha de frente”, afirmou a chefe do Executivo municipal.

O secretário especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, também ressaltou a importância do planejamento contínuo e os investimentos feitos pela Prefeitura para o fortalecimento da Guarda Civil Metropolitana.

“Iniciamos o ano de 2025 com várias entregas para a Guarda Civil Metropolitana, a demonstração da preocupação e da sensibilidade da administração municipal que investe, constantemente, na capacitação e valorização dos servidores, nos permitindo nos últimos dois anos um avanço jamais visto na história da instituição”, pontuou o secretário.

Para o GCM Valdinei Cordeiro, na corporação há 15 anos e um dos formandos do curso de habilitação ao armamento calibre .40, a qualificação representa mais preparo e confiança no trabalho diário.

“Foram 112 horas de muito trabalho e preparação. Ter esse tipo de capacitação dentro da nossa instituição é fundamental. Hoje, no Brasil, nós temos uma das Guardas mais completas. Nós temos tutores que são referência em diversas áreas o que garante um nível de excelência à corporação e nos mantém preparados para lidar com diferentes situações, garantindo a nossa segurança e a da população”, disse.

Já o guarda Eduardo Expedito, um dos que concluiu a formação da Fiscalização Ambiental, destacou a relevância do curso voltado ao meio ambiente.

“É uma honra poder fazer parte dessa turma. Estamos muito felizes em poder evoluir e nos preparar para combater crimes, inclusive ambientais. As capacitações nos permitem avançar e fortalecer a atuação da Guarda Civil Metropolitana em toda a cidade”, afirmou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

NIOAQUE: Semana indígena começa com celebrações, cultura e união dos povos originários.

No último sábado, dia 12 de abril, a cidade de Nioaque-MS deu início, com grande entusiasmo, às comemorações da Semana Indígena, reunindo representantes das...

Funsat anuncia 1.936 oportunidades de contratação nesta quinta-feira

Cadastrados por 212 empresas de Campo Grande, 1.936 anúncios de emprego buscam mão de obra pela intermediação da Fundação Social do Trabalho (Funsat), nesta...

Polícia investiga possível negligência em morte de bebê de 10 meses

A Polícia Civil descartou que a morte de uma bebê de 10 meses, que chegou sem vida à UPA de Campo Grande nesta segunda-feira...

AQUIDAUANA: Prefeitura constrói e reforma pontes na região do córrego da Porteira e no Indaiá

A Prefeitura de Aquidauana construiu uma ponte nova de madeira sobre o córrego da Porteira, na estrada vicinal que dá acesso a MS 450...