domingo, 14/09/2025

Com foco na educação, SESAU lança campanha abril verde: “Educar sem perder a cabeça”

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais saudável e acolhedor, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Regional Campo Grande, lançou oficialmente na segunda-feira (7) a Campanha Abril Verde 2025, com o tema “Educar sem perder a cabeça: sua saúde mental importa”.

Neste ano, a campanha volta seu olhar para os profissionais da educação, reconhecendo os desafios emocionais enfrentados diariamente por quem se dedica ao processo de ensinar e formar cidadãos. A proposta é estimular reflexões, abrir espaço para escuta e fortalecer o cuidado com a saúde mental dentro do ambiente escolar.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que a iniciativa nasceu a partir de uma demanda da própria comunidade escolar. “A saúde mental dos educadores tem sido um ponto de atenção constante. A campanha deste ano é um passo importante para abrir o diálogo, oferecer suporte e mostrar que cuidar de quem educa também é cuidar da qualidade da educação”.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, é preciso ter um olhar mais atento para esses profissionais. “Educar sem perder a cabeça é lembrar que o equilíbrio emocional também faz parte da construção de um ambiente de aprendizagem saudável. Não é só sobre ensinar bem, é sobre estar bem para ensinar. É importante entender que por trás de tudo isso, existem pessoas que, todos os dias, lidam com expectativas, desafios e emoções “.

A coordenadora do CEREST Centro, Keila Barreto Araújo Quadros, reforça a importância de sensibilizar e oferecer ferramentas práticas aos profissionais da educação. “Muitas vezes, os desafios emocionais vividos no cotidiano escolar não são percebidos. Queremos incentivar a escuta, o acolhimento e o autocuidado como parte da rotina educativa”.

Entre as ações do Abril Verde está a instalação de um banner interativo na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), onde educadores poderão compartilhar de forma anônima suas experiências, angústias e estratégias de enfrentamento emocional. Também foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre saúde mental e canais de apoio.

Ações integradas e foco no bem-estar

A campanha conta com diversas iniciativas em parceria com instituições ligadas à educação. Está prevista palestra na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), além da instalação de faixas temáticas na fachada da ACP (Associação Campo-grandense dos Profissionais da Educação), ampliando a visibilidade da proposta.

No dia 25 de abril, um evento especial será realizado na SEMED, com uma programação dedicada ao cuidado integral dos profissionais da educação, incluindo palestras, atendimentos de saúde, vacinação contra a influenza e atividades de prevenção.

Durante todo o mês, as equipes do CEREST realizarão visitas às escolas da zona urbana e rural de Campo Grande, promovendo rodas de conversa, ações educativas e escuta qualificada com professores, gestores e demais servidores da educação.

A Campanha Abril Verde 2025 reforça o compromisso com o bem-estar de quem atua diretamente na formação de gerações, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, empático e preparado para lidar com os desafios da educação contemporânea.

A SESAU lembra que todo cidadão pode buscar atendimento na Rede Municipal de Saúde que dispõe de sete CAPs, sendo: CAPs III Margarida, CAPs III Afrodite, CAPs III Aero Rancho, CAPs III Vila Almeida, CAPs Infanto-Juvenil, CAPs AD IV, CAPs AD III Guanandi, além das 74 unidades de saúde da família.

Sobre o Abril Verde

A campanha integra o movimento nacional Abril Verde, dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com ênfase na criação de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

O mês de abril foi escolhido simbolicamente em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, data que rememora a morte de 78 trabalhadores na explosão de uma mina na cidade de Farmington, nos Estados Unidos, em 1969.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Homem armado com faca é baleado após tentar atacar PM

Na madrugada desta terça-feira (9), um homem de 36 anos foi baleado após tentar atacar policiais militares na Rua Serra das Divisões, no Bairro...

RIBAS DO RIO PARDO: Prefeitura leva internet de qualidade a 100% das salas da escola ISA

O Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo finalizou nesta sexta-feira (12) um importante projeto de infraestrutura na Escola...

Ronilço Guerreiro destaca importância de convênio entre prefeitura e fecomércio para revitalização do Horto Florestal

O Sistema Comércio, formado pela Fecomércio-MS, Sesc e Senac, assinou nesta semana convênio com a Prefeitura de Campo Grande para assumir a administração e...

Mara Caseiro avança e já ocupa o 2º lugar na corrida por vaga em Brasília

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) aparece como uma das favoritas para conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026. Pesquisa do Instituto...