sábado, 27/12/2025

Bioparque celebra Dia Mundial da Educação Ambiental com programação lúdica neste semana

De forma lúdica, Bioparque divulga programação em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental

Um dos pilares do maior aquário de água do mundo é a educação ambiental, que explora e gera conexões práticas entre o meio ambiente e os visitantes. Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 29 de janeiro, o Bioparque Pantanal traz uma programação imersiva e de conscientização com brincadeiras, atividades pedagógicas e contação de história.

Além dos atrativos do circuito de aquários, a programação que acontecerá de terça a sábado oferece diversão e diálogo sobre sustentabilidade de forma lúdica para engajar todas as idades.

Bióloga e integrante do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), Thuany Valadares Rezende, destaca a importância do diálogo para a conscientização ambiental. “O NEA busca abordar temas ambientais e problemas socioambientais de forma a instigar reflexões e promover o diálogo com os visitantes. No caso das crianças, utilizamos uma abordagem lúdica para facilitar essa interação”.

O empreendimento se destaca como um dos principais pontos turísticos do Brasil. O Bioparque apresenta a biodiversidade por meio de tanques que abrigam espécies como a majestosa sucuri-verde Gaby Amarantos e os curiosos axolotes. Além disso, o local promove atividades no Museu Interativo da Biodiversidade (MIbio) e visitas guiadas e acessíveis para pessoas com deficiência, que oferecem uma experiência educativa e inclusiva para todos.

Para a diretora-geral do complexo de aquários, Maria Fernanda Balestieri, as ações práticas são fundamentais e refletem diretamente no desenvolvimento da criança.

“A Semana de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal é um momento especial para reforçarmos o nosso compromisso com a preservação e o cuidado com a natureza. Nosso objetivo é conscientizar, inspirar e envolver visitantes em práticas sustentáveis, promovendo uma conexão mais profunda com a biodiversidade pantaneira. Acreditamos que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais responsável e equilibrado para as próximas gerações”.

Para participar das atividades é necessário agendar a visita pelo site oficial.

Confira a programação 

Terça-feira (28) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: Por meio de uma linguagem lúdica e interativa, acontecerá no hall inferior a contação da história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai”. 
  • Local: Hall inferior

Quarta-feira (29) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Arte com folhas das árvores: Através da arte e artesanato, as crianças são convidadas a explorar as texturas que relatam a biodiversidade a partir da coleta de folhas do Parque das Nações Indígenas. 
  • Local: Espaço NEA (Saída do tanque Neotrópico)

Quinta-feira (30) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Contação de histórias: A história “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai” será contada no hall inferior, com uma abordagem lúdica e interativa. A contação retratará a biodiversidade pantaneira de forma envolvente.
  • Local: Hall inferior

Sexta-feira (31) 

  • Horário: 10h e 15h
  • Teia da vida: A atividade explora e gera conexão entre os participantes, que traz à reflexão a importância da relação com a natureza. 
  • Local: Em frente ao tanque “Lagoa Misteriosa”
CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Real Madrid: novo uniforme da próxima temporada é vazado

O uniforme principal do Real Madrid para a temporada 2026/27 foi vazado nas redes sociais pelo perfil especializado "Opaleak", mostrando detalhes em verde e...

Retrospectiva 2025: Cooperação Brasil–Paraguai avança em 2025 com Sala de Situação Binacional e mapeamento estratégico da fronteira

Fronteira se transforma em território de vigilância unificada e decisões coordenadas A inauguração da primeira Sala de Situação Binacional Brasil–Paraguai marcou um avanço histórico para...

Incêndio em terreno baldio mobiliza bombeiros em Rita Vieira

Na manhã da última quinta-feira (25), um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno baldio no bairro Rita Vieira. Segundo a proprietária, o fogo...

ARTIGO: Fim de 2025 Inspira Reflexão, Perdão e Novos Ciclos para 2026

O espírito do Natal e a chegada de 2026 pedem perdão, esperança e coragem Hoje, o clima natalino trouxe uma sensação de leveza, lembrando que...