domingo, 21/12/2025

Após fim da ‘era Cezário’, Estadual de Futebol é lançado cercado de expectativas

Com novidades e cercado de expectativas, o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A – Temporada 2025 foi oficialmente lançado nesta terça-feira (14), em um evento realizado pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Após décadas, a principal competição de futebol do estado será comandada por um dirigente diferente de Francisco Cezário. Ele foi afastado do cargo após se envolver em um escândalo de corrupção e desvio de recursos da entidade.

Agora, a liderança da FFMS está nas mãos de Estevão Petrallas, presidente interino nomeado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Petrallas exercerá o cargo até que um novo dirigente seja eleito em processo eleitoral previsto para ocorrer após o término da competição.

Durante sua fala no evento, Petrallas destacou que o foco das ações da federação é fortalecer os clubes e promover respeito, organização e transparência na competição.

“O Campeonato Sul-Mato-Grossense é um pilar importante do nosso futebol. Estamos empenhados em empoderar os clubes participantes, fortalecendo suas bases e promovendo uma competição marcada pelo respeito, pela organização e pela transparência. Nosso objetivo é transformar o nosso futebol”, afirmou Petrallas.

Além do presidente interino, o evento contou com a presença do vice-governador Barbosinha, deputados estaduais, promotores de justiça e presidentes de clubes locais.

Nesta edição, disputam a taça o Operário, atual campeão; o CREC (Costa Rica), atual vice-campeão; os recém-promovidos Naviraiense e Águia Negra; e também o Aquidauanense, Corumbaense, Coxim, DAC (Dourados) e Ivinhema.

Outro destaque é o Pantanal SAF, que no ano passado, sob o nome de Portuguesa, chegou às semifinais. Agora, como a primeira SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do estado, a equipe busca atrair investimentos para conquistar a taça e se destacar nas competições nacionais.

Concurso definirá o nome do mascote

Durante o lançamento, foi apresentado o mascote oficial da competição: uma simpática onça-pintada que representa a fauna local.

“Ele representa a beleza e a energia da onça-pintada, um ícone da nossa fauna pantaneira”, destacou o texto de apresentação publicado nas redes sociais.

O nome do mascote, no entanto, ainda será definido por meio de sugestões e votação pública.

Estádios

Um dos tópicos mais comentados no evento foi a situação dos estádios da Capital. Em entrevista ao Jornal Midiamax, o titular da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Ferreira Miranda, afirmou que questões burocráticas estão sendo discutidas com a procuradoria do Estado.

“Ainda não está formalizada [a concessão]. Vai demorar um pouco para resolver detalhes burocráticos. Precisamos saber quais as condições da UFMS”, explicou.

Segundo o secretário, somente após a formalização do termo de concessão, com todos os detalhes definidos, o Estado poderá iniciar o processo de PPP (Parceria Público-Privada). “Precisa fazer a concessão para contratarmos o estudo técnico e verificar se a PPP é viável. Acreditamos que seja”, pontuou.

Atualmente, o Estádio Jacques da Luz, localizado no bairro Moreninhas, é o principal palco dos jogos dos times da Capital, como o Operário e o Pantanal.

Durante o evento, Petrallas solicitou ao titular da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) de Campo Grande, Sandro Benites, que a FFMS assuma a administração do estádio. Contudo, até o momento, não houve uma resposta oficial da Prefeitura para o pedido.

fonte: midiamax

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Traficantes tentam fugir, mas são presos na BR-487

Policiais do DOF prenderam dois jovens, de 18 e 28 anos, com mais de 50 Kg de drogas transportados em motocicletas paraguaias na BR-487,...

Adolescente sofre tentativa de homicídio na MS-156

Adolescente de 17 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada deste domingo (14), na rodovia MS-156, na entrada da Aldeia Jaguapiru,...

Governo Federal anuncia subvenção de R$ 167 milhões para arroz e trigo

O Governo Federal divulgou as Portarias Interministeriais que definem a concessão de subvenção econômica para o arroz da safra 2024/2025 e o trigo da...

Jovens talentos científicos brilham no Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal realizou a 2ª edição do ENICBIO, promovida pelo Clube de Ciências, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e aproximar...