sábado, 26/04/2025

Janeiro Branco: Sesau reforça campanha de saúde mental e celebra avanços na Rede Psicossocial

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia 2025 com o fortalecimento da campanha Janeiro Branco, que busca sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Reconhecida como Lei Federal (Lei 14.556/23), a iniciativa tem como objetivo inspirar reflexões e promover ações concretas para o cuidado com a saúde mental.  

Neste ano, a campanha ganha ainda mais relevância, considerando o aumento expressivo da demanda pelos serviços especializados da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

Somente em 2024, foram realizados mais de 200 mil atendimentos na rede de atenção psicossocial. 

Para atender a essa necessidade, o município tem realizado investimentos consistentes, consolidando-se como referência no acolhimento e tratamento em saúde mental.  

Avanços

Entre as principais conquistas da Rede Municipal de Saúde nos últimos anos, destacam-se: mais leitos no Hospital Nosso Lar, com 16 novas vagas adicionadas para internação de pacientes em crise, ampliando a capacidade de atendimento; a inauguração do CAPS AD Guanandi, inaugurado em outubro de 2023 – o centro atende pessoas com dependência de substâncias psicoativas, oferecendo suporte especializado; planejamento do CAPS Moreninha, projeto já aprovado pelos Conselhos Municipal e Intergestores, deverá atender moradores da região sul, reforçando a rede de atenção psicossocial.

E, ainda, os mutirões de saúde mental realizados em áreas rurais e durante eventos do programa “Todos em Ação”, ampliando o acesso aos serviços para comunidades mais afastadas; ambulatórios especializados no CEM, destaque para o ambulatório LGBTQIA+, que trata transtornos causados por estresse de minoria, e o ambulatório de transtornos alimentares, voltado para casos como anorexia e bulimia.  

Campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco se consolidou como um momento simbólico, quando as pessoas estão mais abertas a refletir sobre suas vidas, emoções e projetos futuros. 

Assim, o primeiro mês do ano representa um ponto de partida, uma oportunidade para cuidar da nossa saúde emocional e reescrever novas histórias. 

A Campanha do Janeiro Branco convida a população a despertar para o cuidado com o próximo e consigo mesmo.  A Sesau segue investindo em uma política integrada de saúde mental em 2025, envolvendo diferentes setores, como a rede de atenção primária, unidades de urgência e emergência, ONGs, CRAS e CREAs. 

Essa abordagem busca oferecer um acolhimento completo e humanizado, que atende às necessidades crescentes da população.  

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gavião-real é resgatado ferido e recebe cuidados em Manaus

Um gavião-real (Harpia harpyja), uma das maiores e mais imponentes aves de rapina das Américas, foi resgatado pelo Ibama no município de Barreirinha (AM)...

Funsat oferta 2.039 vagas de trabalho nesta terça-feira

Após os feriados da Sexta-Feira Santa (18 de abril), e Tiradentes (21 de abril), a Fundação Social do Trabalho (Funsat) retorna às atividades da...

Mulher morre ao cair do 12º andar de hotel na Capital

Uma mulher de 36 anos, natural do Rio Grande do Sul, morreu , na manhã desta sexta-feira (25) ao cair do 12º andar de...

TCU aponta riscos fiscais em gastos fora do Orçamento

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou quatro práticas do governo Lula que, segundo o órgão, ameaçam a estabilidade fiscal do...