domingo, 22/02/2026

CEASA/MS Comemora 45 Anos com Homenagens em Encontro Nacional da ABRACEN

A noite de abertura do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), realizada na última quarta-feira (27) no Grand Park Hotel, em Campo Grande, celebrou os 45 anos de operação da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). O evento reuniu autoridades, homenageados e representantes de diversas Centrais de Abastecimento do Brasil. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o secretário adjunto, Walter Carneiro Junior e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, participaram da solenidade.

A celebração iniciou com um vídeo que apresentou a história da CEASA/MS desde sua fundação, em 18 de novembro de 1979. Depoimentos de permissionários, clientes e funcionários destacaram a relevância da instituição na cadeia de abastecimento de Mato Grosso do Sul. O diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, enalteceu o papel estratégico da instituição. “A CEASA/MS cumpre sua missão de regular o mercado, garantindo produtos frescos, preços justos e equilíbrio entre oferta e demanda. São 45 anos de dedicação para fortalecer a economia e atender a sociedade de Mato Grosso do Sul”, declarou.

Quatro personalidades foram homenageadas por suas contribuições à CEASA/MS. Entre elas, Cleber Shoitsi Yamazato, administrador da Bananas Campo Grande, recebeu a honraria do secretário da Semadesc, Jaime Verruck. Representando as mulheres da agricultura familiar, Maria Neuzira Cardoso da Silva, presidente da Cooplaf, foi premiada pelo diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman. Os funcionários Neuro José Barros e Cleide Prates também foram reconhecidos pelo secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Júnior, e pelo presidente da ABRACEN, Éder Bublitz.

O secretário Jaime Verruck, reforçou o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com o fortalecimento da CEASA/MS. “Estamos empenhados em ampliar a infraestrutura e buscar parcerias para expandir a área de comercialização, especialmente para a agricultura familiar. O trabalho em conjunto com a bancada federal será fundamental para concretizar esses avanços”, afirmou. O secretário-adjunto Walter Carneiro Júnior destacou o foco da CEASA/MS na modernização e governança. “A instituição vem se adaptando às novas legislações e consolidando processos internos, sempre visando atender melhor permissionários e consumidores.”

A Semadesc enfatizou o papel estratégico da CEASA/MS na logística e comercialização de produtos, consolidando-a como referência para outras Centrais do Brasil. “A CEASA/MS serve como modelo de evolução, atendendo às demandas modernas do mercado e fortalecendo a agricultura familiar”, ressaltou o secretário-executivo Rogério Beretta.

O Encontro Nacional da ABRACEN segue até sexta-feira (29), com palestras e grupos de trabalho focados em inovação, segurança e regulamentação do setor. O evento conta com apoio da Semadesc, do Governo do Estado, da Prefeitura de Campo Grande e da Agraer.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Brasileiros procuram Paraguai em busca de impostos menores

Especialistas alertam para limites e riscos da mudança O Paraguai tem recebido crescente número de brasileiros interessados em reduzir a carga tributária. Em 2024, 60,21%...

CORUMBÁ: Prefeitura promove Carnaval de Albuquerque neste sábado, com escolha da Corte de Momo Mirim

A Prefeitura de Corumbá realiza neste sábado, dia 21, o tradicional Carnaval de Albuquerque, reforçando o reconhecimento e a valorização das comunidades tradicionais do município. O...

Operário enfrenta ASA em jogo decisivo da Copa do Brasil

O Operário já tem data e local definidos para seu próximo compromisso na Copa do Brasil. A equipe sul-mato-grossense enfrenta o Agremiação Sportiva Arapiraquense...

Governo de MS intensifica ações de prevenção a incêndios florestais

O Governo de Mato Grosso do Sul inicia a preparação da Operação Pantanal 2026 com foco na prevenção e combate a incêndios no Pantanal,...