terça-feira, 16/09/2025

Cinco desembargadores são afastados em operação da PF

Na manhã de hoje (24), a PF deflagrou a Operação Ultima Ratio, resultando no afastamento de cinco desembargadores do TJMS. Eles estão sendo investigados por possíveis crimes de corrupção, incluindo venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas.

A ação cumpre 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT. Entre os alvos, além dos desembargadores, há um juiz, advogados e empresários, cujos nomes ainda não foram divulgados.

Essa ação é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, que começou em 2021 e já havia indicado práticas ilícitas no Judiciário. O STJ determinou o afastamento dos servidores, a proibição de acesso a órgãos públicos e restrições de comunicação com outros investigados. Além de monitoramento eletrônico.

A operação evidencia o empenho das autoridades em combater a corrupção no sistema judiciário e em assegurar a integridade das instituições.

NOTA DO TJMS
Nota da Vice-Presidência. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vem comunicar ao público que o Ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, no âmbito de investigação que corre naquela Corte, ainda sigilosa, determinou medidas direcionadas exclusivamente a alguns Desembargadores, magistrado e servidores deste Tribunal, as quais estão sendo regularmente cumpridas, sem prejuízo a quaisquer dos serviços judiciais prestados à população e que não afetam de modo algum os demais membros e componentes da Justiça Sul-mato-grossesse.

Os investigados terão certamente todo o direito de defesa e os fatos ainda estão sob investigação, não havendo, por enquanto, qualquer juízo de culpa definitivo.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul seguirá desenvolvendo seu papel de prestação jurisdicional célere e eficaz, convencido de que aos Desembargadores, magistrado e servidores referidos, será garantido o devido processo legal.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

FBI procura atirador que matou ativista conservador

A polícia e agentes federais dos Estados Unidos realizam uma caçada intensa para capturar o atirador responsável pela morte do ativista conservador Charlie Kirk,...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 55 milhões

O concurso 2.913 da Mega-Sena será sorteado nesta quinta-feira (11), com um prêmio acumulado estimado em R$ 55 milhões para quem acertar as seis...

Vereadora Luiza propõe sustação do Comitê Gestor da Saúde criado pelo Executivo

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou, em 11 de setembro de 2025, o Projeto de Decreto Legislativo nº 3069/2025, que susta os efeitos do...

MUNDO NOVO: Governo lança programa de recuperação Fiscal –REFIS para regularização de créditos.

Programa de Recuperação Fiscal – REFIS teve iniciou em 01 de setembro e vai até 31 de outubro de 2025 para regularização de créditos...