quarta-feira, 5/11/2025

Cinco desembargadores são afastados em operação da PF

Na manhã de hoje (24), a PF deflagrou a Operação Ultima Ratio, resultando no afastamento de cinco desembargadores do TJMS. Eles estão sendo investigados por possíveis crimes de corrupção, incluindo venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas.

A ação cumpre 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Cuiabá/MT. Entre os alvos, além dos desembargadores, há um juiz, advogados e empresários, cujos nomes ainda não foram divulgados.

Essa ação é um desdobramento da Operação Mineração de Ouro, que começou em 2021 e já havia indicado práticas ilícitas no Judiciário. O STJ determinou o afastamento dos servidores, a proibição de acesso a órgãos públicos e restrições de comunicação com outros investigados. Além de monitoramento eletrônico.

A operação evidencia o empenho das autoridades em combater a corrupção no sistema judiciário e em assegurar a integridade das instituições.

NOTA DO TJMS
Nota da Vice-Presidência. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vem comunicar ao público que o Ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça, no âmbito de investigação que corre naquela Corte, ainda sigilosa, determinou medidas direcionadas exclusivamente a alguns Desembargadores, magistrado e servidores deste Tribunal, as quais estão sendo regularmente cumpridas, sem prejuízo a quaisquer dos serviços judiciais prestados à população e que não afetam de modo algum os demais membros e componentes da Justiça Sul-mato-grossesse.

Os investigados terão certamente todo o direito de defesa e os fatos ainda estão sob investigação, não havendo, por enquanto, qualquer juízo de culpa definitivo.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul seguirá desenvolvendo seu papel de prestação jurisdicional célere e eficaz, convencido de que aos Desembargadores, magistrado e servidores referidos, será garantido o devido processo legal.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Polícia prende suspeito de morte de adolescente na Vila Nhanhá

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta segunda-feira (3), um jovem de 23 anos suspeito de envolvimento na morte de um adolescente de 15...

Zeca do PT reconhece quatro personalidades com o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, na noite dessa quarta-feira (29), a tradicional entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da...

Agropecuária e indústria extrativa lideram alta nas exportações

A balança comercial brasileira segue mostrando resultados sólidos em 2025. Até a 4ª semana de outubro, o país registrou um superávit de US$ 1,767...

Tragédia na Rua Brilhante: pedestre morre após ser atropelado por moto com placa coberta

O pedestre Aroldo Aparecido da Silva (52) não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta segunda-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande....