terça-feira, 24/09/2024

Luta do Deputado Federal Geraldo Resende por novos cursos na UEMS, tem avanço

Sem curso de Serviço Social presencial desde 2017, Mato Grosso do Sul é o único Estado da região Centro-Oeste que não oferece essa graduação pública e presencial à população.  A professora mestra em Serviço Social da Escola de Governo, Valdete Barros Martins, defende a criação da faculdade e, junto da Presidente do CRESS-MS (Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso do Sul), Carmen Ferreira Barbosa, reforça a preocupação com a qualidade do ensino, “Aqui só tem EAD, ele tem pouca qualificação. A formação profissional é muito precária por ser à distância e muitos dos alunos, depois que se formam, acabam encontrando dificuldades para exercer a profissão”.

         Desde que o curso presencial de Serviço Social da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) foi extinto, em 2017, o CRESS – MS vem se mobilizando. ” É fundamental que a formação do curso de Serviço Social seja de qualidade e que venha de um curso público e presencial, e a UEMS está oferecendo isso para nós, neste momento. A gente entende que as políticas  sociais públicas precisam ser fortalecidas no Estado e esse curso fará frente a esse projeto”, afirma a Presidente do Conselho, Carmen Barbosa.

Avanços – Nesta quinta-feira, 29 de agosto, em reunião com o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que encabeça a luta pela criação dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na UEMS, assim como o de Serviço Social, o reitor da Fundação, Laércio Alves de Carvalho, reafirmou que as inscrições para os cursos de Fono e T.O. no campus de Campo Grande, serão abertas já no próximo mês de novembro, com início do ano letivo em 2025 e garantiu que, na capital, o curso de Serviço Social entrará em atividade, a partir do segundo semestre do ano que vem, e que será ministrado no período noturno em um novo bloco de salas de aula. “Não está parado. Esse é o cronograma que as equipes estão fazendo”, declarou o reitor.

         O Deputado Federal Geraldo Resende vem acompanhando esse processo desde o início. Conhecido como o parlamentar que defende o terceiro setor, composto por associações, institutos e fundações que buscam gerar mudanças e benefícios para a sociedade, ele sabe que muitas dessas entidades  estão precisando de  fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais e não têm encontrado.”É compromisso do Governo do Estado, da UEMS e da Bancada, estamos abrindo os cursos para que as entidades do terceiro setor possam ter profissionais à altura para cumprir os seus papéis  tão relevantes junto à sociedade sul-mato-grossense. O Conselho Regional do Serviço Social aqui presente, muito feliz, porque está tendo a garantia de que o curso vai ser aberto também até meados do ano de 2025 em Campo Grande e em Dourados e a construção de salas de aula nas Moreninhas com recurso da Bancada Federal”.

Dourados – Em Dourados, o compromisso assumido pela UEMS com apoio do Governo do Estado e da Bancada Federal é implementar as três graduações até julho do ano que vem. ” O trabalho está acontecendo! A ideia é abrir o processo seletivo para Fono, T.O. e Serviço Social no início do ano que vem, para que as aulas comecem no segundo semestre de 2025″.

         “Nós precisamos sempre de muitos apoiadores para que a UEMS consiga cumprir o papel dela, e aí entram as bancadas federais e os deputados que se identificam com a causa, como é o caso do dr. Geraldo”, destacou a professora mestra, Valdete Martins, que já foi Presidente do CNA (Conselho Nacional de Assitência Social) e do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).          “Agora, teremos a UEMS que vai criar esse curso presencial e público, para a formação de profissionais para fazer o enfrentamento às dificuldades  e desigualdades que existem no Mato Grosso do Sul, para operacionalizar as políticas sociais tão necessárias para a população, e precisamos de profissionais competentes que possam estar à frente das políticas sociais no Estado”, encerrou a Presidente do CRESS-MS, Carmen Barbosa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Capacitação em atletismo fortalece formação de treinadores em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte...

Bioparque Pantanal reforça o turismo acessível com programa ‘Bioparque para Todos – Iguais na Diferença’

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Bioparque Pantanal destaca-se como um exemplo de inclusão e...

Segov realiza nova rodada de reuniões para planejamento dos contratos de gestão 2025

A Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica) começou a semana dando continuidade às reuniões de planejamento para a elaboração dos contratos de gestão...

Governo do Estado atua para auxiliar agricultores familiares de todo MS

Para definir medidas emergenciais na agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, que visam reduzir os impactos climáticos, provocados pelas queimadas e pela seca,...