segunda-feira, 23/09/2024

Com novas modalidades protagonistas nas Olimpíadas, jovens se dedicam ainda mais nos Jogos Escolares em MS

No ultimo domingo (5), encerrou o primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, na faixa etária de 15 a 17 anos. Neste primeiro momento, entraram em ação estudantes-atletas do atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).

Em meio ao destaque de diversas modalidades como protagonistas nos Jogos Olímpicos de Paris, o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, fez uma conexão com os Jogos Escolares.

“O entusiasmo e a dedicação que vemos nos jovens atletas dos Jogos Escolares são um reflexo do espírito olímpico que está brilhando em Paris neste momento. Assim como os atletas olímpicos, nossos jovens mostram que com esforço, disciplina e paixão. Eles também podem alcançar grandes feitos”, explicou.

Segundo ele, os jogos são um trampolim para o futuro do esporte brasileiro, revelando talentos que, quem sabe, poderão representar o Brasil e Mato Grosso do Suç em futuras edições das Olimpíadas.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são organizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Conheça alguns estudantes-atletas

Conforme divulgado pela equipe da Fundesporte, um dos destaques desses jogos foi a atleta de Três Lagoas Vitória da Silva Barreto, de 16 anos. Ela competiu no atletismo, na prova de arremesso do peso, e garantiu vaga na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que acontecerão em João Pessoa (PB).

Vitória já conquistou várias medalhas no atletismo: em 2021, ganhou ouro no arremesso do peso e lançamento do disco no JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) e, em 2023, foi ouro no arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo.

“Enfrentei algumas dificuldades, como a pressão para ganhar e o cansaço, pois conciliar treino com estudos é complicado. Outra dificuldade foi lidar com a frustração em algumas provas, já que nem sempre o resultado é o esperado. E, claro, as lesões são um risco que ninguém quer enfrentar”, contou a atleta.

A corumbaense Rafaela Sanabria, de 15 anos, é atleta de judô e participou das disputas na categoria até 40 kg, sagrando-se vice-campeã. “Gostei muito da minha participação nos Jogos Escolares. Havia muitas opções de lazer, como tirar fotos e cantar no karaokê. Conheci várias pessoas, gostei da comida e recebi muito apoio. As pessoas foram compreensivas e atenciosas. Gostei muito”, disse.

Cauã Carlos, de 15 anos, residente na aldeia Amambai, garantiu a medalha de ouro no lançamento do disco, uma das provas do atletismo.

“Fiquei muito feliz com o meu resultado, foi importante porque garanti a vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, que era o meu objetivo. Na competição, não tive dificuldades, apenas precisei me concentrar. No entanto, na minha vida particular, enfrento muitas dificuldades financeiras. Minha inspiração no esporte é representar a minha escola, a minha comunidade e a minha cidade”, relatou.

Foto: Lucas Castro/Setesc

Jogos escolares da juventude

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul promovem a prática esportiva entre os jovens e garantem a classificação dos melhores atletas para a etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Neste ano, a etapa nacional ocorrerá de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (PB).

O segundo bloco da competição terá início nesta terça-feira (6). Confira mais informações e todos os resultados nos boletins:

Boletim 5 – JEJMS 15-17 2024
Boletim 6 – JEJ 15-17 2024


FONTE: MIDIAMAX

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Festival Paralímpico incentiva inclusão e apresenta novas modalidades esportivas a crianças e jovens

Na manhã do último sábado (21), o Festival Paralímpico foi realizado no Centro Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), em Campo Grande. Organizado pelo...

Pitbull ataca idosa em MS

Pitbull solto ataca idosa de 71 anos e mata pinscher em Costa Rica. A idosa passeava com dois cachorros, da raça pinscher, na Rua...

Bioparque Pantanal reforça o turismo acessível com programa ‘Bioparque para Todos – Iguais na Diferença’

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Bioparque Pantanal destaca-se como um exemplo de inclusão e...

De volta ao calorão: quarta-feira tem previsão de tempo seco e altas temperaturas em MS

Para esta quarta-feira (18), a previsão do tempo indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. De acordo com o Cemtec (Centro de...