quarta-feira, 6/08/2025
quarta-feira, 6/08/2025

Rodolfo Nogueira é coautor de PDL que veta redução de penas para presos que lerem livros

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) assinou a coautoria do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de número 108/24 que prevê sustar parcialmente efeitos da Resolução de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que possibilita a redução de pena para presos que lerem livros.

A justificativa da proposta é que a remição de pena pela leitura de obras literárias é uma prática controvérsia no sistema penal, especialmente quando aplicadas em casos de crimes graves.

Um dos exemplos que o PDL cita é o caso de Alexandre Nardoni, condenado há mais de 30 anos pelo homicídio de sua filha, Isabella, em um crime que chocou o país pela frieza e brutalidade dos autores.

De acordo com informações, o assassino já conseguiu reduzir 990 dias da sua sentença e pode estar prestes a sair das grades. O motivo para a diminuição da sua pena envolve desde a leitura de livros a trabalhos de faxina e jardinagem que ele realizou na cadeia.

“A leitura de livros é uma atividade enriquecedora em qualquer contexto, mas associá-la diretamente a redução de pena pode gerar a percepção de que punições para crimes hediondos podem ser facilmente mitigadas”, diz parte da matéria.

O autor da proposta, deputado federal Delegado Palumbo, junto com Nogueira, defendem que é fundamental que o sistema de justiça penal avalie cuidadosamente a aplicação da redução de pena pela leitura, garantindo que a justiça seja feita e que a segurança da sociedade seja preservada.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

EUA sancionam Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky

Nesta quarta-feira (30), os Estados Unidos anunciaram sanções contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, com base na Lei Global Magnitsky, uma das...

Flamengo goleia e avança na Copa do Brasil Feminina

O Flamengo não tomou conhecimento do Operário-MS e venceu por 6 a 0, nesta quinta-feira (6), no estádio Luso Brasileiro, pela terceira fase da...

MS rumo ao carbono neutro

Mato Grosso do Sul traça um caminho sólido para se tornar um estado carbono neutro até 2030, consolidando o protagonismo do agronegócio local na...

SELVÍRIA: Prefeitura realiza cadastro e atualização cadastral do cad único no São Joaquim

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o cadastro e atualização cadastral no CAD Único, das famílias que residem...