Em visita a Praça Carmerino Vargas Neto, no bairro Caiçara em Campo Grande/MS, após inúmeras solicitações de moradores da região, foi constatado pelo vereador Zé da Farmácia a total falta de iluminação da area, que segundo
os municipes ja se extende há alguns anos.
“Os moradores estão impedidos de fazer suas caminhadas, ter lazer, praticar esportes e brincar com crianças. Vejo que existe o poste, tem a luminária, porém, as lampadas estao queimadas há bastante tempo e a própria população ja nem acredita que irá ter alguma resposta sobre isso” questiona o parlamentar.
A falta de iluminação aumenta os riscos de crimes, como assaltos, furtos e vandalismo. Locais escuros tendem a atrair atividades criminosas, pois proporcionam cobertura para indivíduos com más intenções. “A sensação de insegurança afasta as pessoas da praça, limitando seu uso para atividades recreativas, esportivas ou sociais durante a noite. Isso pode reduzir a vitalidade e o valor comunitário do espaço público.” Cita o vereador Zé da Farmácia.
Uma não adequada iluminação pode aumentar o risco de acidentes, especialmente para os idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Buracos, obstáculos e degraus podem ser difíceis de detectar em áreas mal
iluminadas, levando a quedas e lesões.
Portanto, garantir uma iluminação adequada em praças públicas é essencial para promover a segurança, o uso ativo do espaço público e o bem-estar da comunidade como um todo.
“Vamos continuar sempre nosso trabalho de legislador, estamos oficializando os pedidos para o poder executivo, secretarias responsáveis para que esta situação tão recorrente não só no Caiçara, se resolva em toda a capital”; finaliza o vereador.