quarta-feira, 5/02/2025

CORUMBÁ: Prefeitura e Aena discutem parceria e obras no entorno do Aeroporto Internacional

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e a direção da Aena – administração do terminal aeroportuário – discutiram a realização de obras no entorno do Aeroporto Internacional de Corumbá. O encontro realizado na quinta-feira, 29 de fevereiro, reuniu o secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, e o diretor do Aeroporto de CorumbáGessé Tavares de Almeida.

“O representante da Aena nos apresentou os projetos de melhorias que serão feitas no sítio aeroportuário, como expansão do saguão de entrada. Também nos solicitou algumas melhorias na infraestrutura do entorno do Aeroporto”, disse o secretário Ricardo Ametlla ao informar que também foi tratada a realização de uma parceria da empresa com o município de Corumbá.

De acordo com o titular da Infraestrutura e Serviços Públicos, uma nova reunião está prevista para as próximas semanas para detalhar as intervenções necessárias. “São obras que vão desde a continuidade do canal de drenagem ao lado do aeroporto, como aquela passagem na rodovia Ramão Gomez, que implicará na construção de um pequeno viaduto para liberar o fluxo da água que quando o volume de chuva é grande, a gente observa na interrupção da Ramon Gomez”, completou Ametlla.

A Aena assume a administração do terminal aeroportuário de Corumbá no dia 10 de novembro de 2023. De acordo com o planejamento da empresa, o Aeroporto Internacional de Corumbá receberá melhorias com finalidade de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável aos passageiros.

A Aena planeja uma ampliação de cerca de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros. Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar um PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) em uma das cabeceiras, além de áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. O pátio de aeronaves também receberá melhorias, tanto para aviação geral como para aviões comerciais, que passarão a ter quatro posições de estacionamento. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Agora, a concessionária começa a assumir a gestão de 11 novos aeródromos no país: Congonhas (SP), Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais; e Marabá, Carajá, Santarém e Altamira, no Pará. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Xadrez que Liberta: Transformação e inclusão no sistema prisional de Corumbá

Há nove anos, o projeto Xadrez que Liberta tem transformado a vida de reeducandas no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano, em Corumbá....

BELA VISTA: Hospital São Vicente de Paula retoma cirurgias eletivas.

A retomada marca um avanço significativo na ampliação dos serviços de saúde e reforça o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade. O Hospital...

Super-heróis levam alegria às crianças em visita ao Hospital Cassems de Campo Grande

O Hospital Cassems de Campo Grande promoveu mais uma ação de humanização neste sábado (25), a visita da Liga do Bem. Mais de 20...

Sistema do Cadastro Único passa por atualização nesta sexta-feira para aprimoramento dos dados

O Portal de Gestão do Cadastro Único (CadÚnico) ficará temporariamente indisponível entre esta sexta-feira (31) e domingo (2 de fevereiro). O sistema, gerido pelo...