O projeto Niara, desenvolvido na Comunidade Quilombola Tia Eva, vai ajudar muitas famílias na geração de renda e, mais que isso, na realização do sonho de empreender. O vereador Ronilço Guerreiro está acompanhando o trabalho de qualificação de pessoas no corte e costura e tem buscado apoio para que o projeto seja cada vez mais forte.
A iniciativa quer formar pessoas da comunidade com técnicas de estamparia manual, história de artistas afro-brasileiros, arte e símbolos africanos e também oferece aulas de criação, modelagem, costura e empreendedorismo.
“Eu sempre digo que as pessoas não podem deixar de sonhar e correr atrás para a realização. Esse projeto é daqueles fantásticos, visionários, que só faz o bem e precisa ser visto e estou muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Mas para isso tem necessidade de apoio, principalmente do material. Então peço para quem puder ajudar com tecido, linha e principalmente máquinas de costura, que visite e conheça o projeto”, destacou o vereador.
Em sua justificativa, o projeto ressalta que “o projeto visa resgatar e sublinhar grandes feitos e a história dos antepassados negros a fim de retomar valores em busca de uma identidade positiva para os membros da comunidade quilombola, mudando cotidianos e fornecendo, através do acesso à informação, novas perspectivas de ancestralidade e de futuro.”
“O resultado de todo esse trabalho de formação será fantástico, pois a ideia é que após os cursos seja criada uma coleção desenhada, cortada, pintada e costurada pelos membros da Comunidade. Eles serão os protagonistas de todo o processo, inclusive um desfile será realizado e estará no calendário de aniversário da cidade”, reforçou o vereador.