quinta-feira, 6/11/2025

Aprovado PL de autoria do Professor Rinaldo que assegura vaga na mesma unidade escolar para irmãos

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, projeto de Lei nº 172/2023, de autoria do Deputado Estadual Professor Rinaldo Modesto (PODEMOS/MS), que assegura prioridade de matrícula, na mesma unidade escolar da rede pública estadual de ensino a irmãos de estudantes já matriculados, com absoluta preferência ao estabelecimento mais próximo à residência da família.

O texto do projeto também indica prioridade de matrícula aos estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.

Rinaldo destaca que a proposta vai ao encontro com o Art. 53 da Lei nº 8.069/1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente que obriga a garantia às crianças e adolescentes acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, priorizando vagas no mesmo estabelecimento para irmãos.

“A educação é prioridade no nosso mandato. Oferecer acesso à educação de qualidade é nossa meta, e essa proposta tem por objetivo principal assegurar o direito à educação de qualidade, inclusiva e com segurança, protegendo os alunos, dando segurança para pais e responsáveis, uma vez que as crianças estarão próximas às suas casas, na companhia de algum ente da família, e mais ainda proporcionando um ambiente favorável ao ensino dentro e fora da escola”, explicou.

O texto do projeto também indica prioridade de matrícula aos estudantes que possuam os mesmos representantes legais, em razão de guarda, tutela ou processo de adoção em andamento.

A proposta segue em tramitação na ALEMS para ser encaminhada à sanção do Governador do Estado e ser declarada definitivamente lei estadual.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

EJA Mulher: recomeços possíveis em Mato Grosso do Sul através da educação e do acolhimento

Iniciativa oferece educação e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande, promovendo autonomia, inclusão e esperança Conciliar trabalho, família e estudos...

Governo proíbe 20 marcas de azeite em 2025 por irregularidades graves

Em 2025, o governo federal intensificou a fiscalização sobre o setor de azeites e já baniu vinte marcas por irregularidades diversas. A Agência Nacional...

Famílias de crianças com Zika começam a receber pensão vitalícia

O Governo do Brasil iniciou nesta segunda-feira, 3 de novembro, o pagamento da pensão especial vitalícia a crianças com deficiência permanente causada pelo vírus...

Deputado Zé Teixeira solicita melhoria de rodovias em MS

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) apresentou, nesta terça-feira (4), três indicações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul voltadas à melhoria da...