sexta-feira, 26/12/2025

ITAPORÃ: Trabalhadores da saúde terão programa de imunização ativa

Profissionais que atuam no setor de saúde em Itaporã, terão acesso ao programa de imunização MS Vacina Mais- cuidar de quem cuida estabelecido pelo governo do estado.

A nota técnica estabelece que: a Secretaria Estadual de Saúde – SES/MS, por intermédio do Projeto MS Vacina Mais, recomenda a adesão pelos municípios da Estratégia “Saúde Vacina Mais – cuidar de quem cuida”.

A estratégia visa a ampliação do acesso à vacinação dos trabalhadores de saúde principalmente para os trabalhadores que atuam em contextos hospitalares, visto que as salas de vacina se concentram em sua grande maioria na Atenção Primária.

Esta iniciativa é de extrema importância, considerando que os trabalhadores da saúde representam uma população de risco para várias doenças imunopreveníveis, pois, lidam com pessoas doentes, possíveis portadoras de agentes biológicos causadores de doenças que podem ser transmitidas aos prestadores de assistência em saúde.

Seguindo as normativas, todos os serviços de saúde devem garantir a adoção de medidas e mecanismos de proteção e promoção à saúde para os trabalhadores que atuam nos serviços, sejam eles empregados, terceirizados ou pertencentes a quaisquer outras modalidades de vínculos.

Em Itaporã como em todos os 79 munícipios, o programa oferece atualização do calendário vacinal que inclui as vacinas contra Dtpa (difteria tétano e coqueluche) hepatite B, tríplice viral, varicela reforço Covid já com atualização 2024.

Considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros.

Tal estratégia acontece entre os dias 23 a 31 de janeiro de 2024 e será estendida aos 79 municípios do estado.  Dogmar Petek Gerente de saúde enfatiza sobre a necessidade e a importância desta ação “Esta iniciativa é de suma importância e estaremos realizando com todos os agentes públicos de saúde. É o nosso compromisso em cuidar daqueles que dedicam suas vidas a cuidar dos outros”. Finalizou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Inverno expõe escolha cruel para famílias em Gaza

O inverno em Gaza impõe uma decisão impossível a milhares de famílias deslocadas pela guerra. Com centenas de milhares de casas destruídas, muitos vivem...

Governo de MS anuncia nova chamada de aprovados em concurso da Educação

O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou a convocação imediata de 28 professores aprovados em concurso público para a Rede Estadual de Ensino....

Quando a comunidade se une, o Natal acontece de verdade

No sábado (20/12), o bairro Serraville viveu um Natal especial durante a realização do Festival de Natal do Projeto Serraville + Feliz, marcado pela...

Operação Tuna intensifica combate à pesca ilegal no RN

A Operação Tuna, realizada pelo Ibama no Rio Grande do Norte, combateu a pesca ilegal de atuns e de espécies ameaçadas capturadas incidentalmente. Durante...