Terminal de Porto Murtinho será reaberto nesta terça

O terminal Portuário de Porto Murtinho será reaberto nesta terça-feira (20) com o embarque de 6 mil toneladas de açúcar a granel, carga comercializada pela Usina Eldorado MS, com destino ao Uruguai. O ato de reabertura será às 9h e contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, e demais autoridades. Após o embarque dos comboios fluviais, a carga de açúcar será transportada por 2200 km nos rios Paraguai, Paraná e Uruguay, até ser chegar à cidade de Payssandu, no Uruguai.

Porto Murtinho (1)“Um dos compromissos que assumimos na gestão do governador Reinaldo Azambuja é o de trabalhar para que nossas commodities tenham um preço competitivo para exportação. Nesse sentido, a reativação do terminal de Porto Murtinho é fundamental. Nós estamos reativando um importante ponto de escoamento da produção de Mato Grosso do Sul. A meta do governo do Estado é otimizar ao máximo a malha logística existente, seja rodovia, ferrovia e hidrovia, para o efetivo desenvolvimento de uma estrutura intermodal de escoamento para o mercado externo”, diz o secretário Jaime Verruck.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) ressalta os esforços que o governo do Estado tem promovido para a retomada do transporte ferroviário em Mato Groso do Sul e também para a reativação e melhor aproveitamento de outros portos existentes no Estado, como os de Bataguassu e Corumbá. “Já iniciamos as tratativas com o governo federal e demais agentes envolvidos. Estamos buscando empreendedores e fazendo o que compete à administração estadual. No caso de Porto Murtinho, teremos um programa de incentivos fiscais para a operação do terminal portuário, dessa forma daremos condições favoráveis para que os produtos que forem escoados pelo local tenham competitividade no mercado internacional”, informou Verruck.

A estimativa do Governo do Estado, segundo o secretário, é de que, após a reabertura do terminal de Porto Murtinho, sejam escoadas 300 mil toneladas pelo local no ano de 2016. “Estamos sendo favorecidos, pois além dessa carga de açúcar – cujo embarque já sinaliza a viabilidade desse modal – temos uma produção recorde de grãos. Somente de milho, Mato Grosso do Sul exportou 3,5 milhões de toneladas neste ano. De fato temos hoje um volume disponível para exportação que há alguns anos não existia. Produtores de soja, milho e açúcar se beneficiam ainda de um bom momento no mercado internacional em função do câmbio”, acrescenta Jaime Verruck.

Sobre o carregamento de açúcar que será embarcado no dia 20 de outubro, o diretor da Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM) Michel Chaim, informou que “além destas 6 mil toneladas iniciais também estão previstas outras 40 mil toneladas para serem escoadas por Porto Murtinho no transcurso de 2015. Esta operação é mais do que simbólica, pois servirá para desmitificar todas as dúvidas sobre a capacidade técnica e habilitação jurídica do terminal para operar”.

armazens_porto_porto_murtinho

Porto Murtinho (4)

Porto Murtinho (5)

Comentários

Comentários