Stella McCartney lança o primeiro jeans biodegradável do mundo

Responsável por diversas parcerias inovadoras e coleções sustentáveis, a filha de Paul McCartney, a estilista Stella McCartney, acaba de lançar o primeiro jeans biodegradável do mundo. Ela, que já havia lançado uma coleção de óculos de sol e de grau ecologicamente correta e sempre teve uma preocupação com a sustentabilidade em suas criações, lançou o jeans revolucionário na última semana, mas o material será oficialmente lançado na coleção de outono de sua marca.

Com tecido à base de plantas, o jeans foi criado pela indústria de tecelagem italiana Candiani Denim, que utilizou algodão orgânico enrolado em borracha natural, 100% livre de plásticos e microplásticos. A fábrica foi fundada em 1938 e é pioneira no denim, produzindo jeans para marcas como Levi’s, Diesel e Seven. Segundo Alberto Candiani, proprietário da Candiani Denim, presenciou o lançamento e se mostrou entusiasmado com o resultado da parceria.

Com mais de 8 décadas no mercado, a fábrica liderada por Alberto Candiani não tem medo de inovar e se aventurar em novas técnicas. Segundo ele: “Em um mundo em que os recursos estão diminuindo e os aterros estão transbordando com roupas descartadas, é nosso dever procurar recursos renováveis, além de materiais biodegradáveis. O denim precisa assumir a liderança.”

Já a estilista Stella McCartney, sempre se mostrou preocupada com o meio ambiente. Ela nunca usou couro, pele, pêlo ou penas naturais em nenhuma de suas coleções e já fazia isto em um período no qual que ninguém falava sobre moda sustentável. Princípios que ela herdou de berço. Com pai vegetariano e mãe ativista em prol dos direitos animais, Stella já utilizou sedas, lãs e polyester reciclados em suas coleções. Atualmente, ao menos metade de suas coleções é feita utilizando materiais sustentáveis, o que a coloca, ao menos nesse segmento, à frente de qualquer outra marca concorrente.

Comentários

Comentários