Stand do governo do Estado fez sucesso na Expogrande e abre perspectiva para 2017

Campo Grande (MS) – O stand do governo do Estado fez sucesso na 78ª Expogrande, realizada de 7 a 17 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Em uma área de 270m², o espaço conseguiu agregar diferentes eixos do poder público estadual, tais como: agricultura familiar, turismo, vigilância sanitária, comunicação, saúde, segurança pública, administração e meio ambiente.

A receptividade do público foi tamanha que a intenção é de que a parceira venha a se repetir em 2017, segundo o idealizador da Expogrande, Jonathan Barbosa. “O governo trouxe todos os seus segmentos para participar da Exposição. Isso possibilitou integrar em um mesmo espaço, parque de exposições, as ações do poder público com a produção rural. Todos os associados da Acrissul gostaram do que viram. Foi um trabalho excelente. Não poderia ser melhor, tanto que vamos trabalhar com avinco para que a ação se repita todos os anos”, declarou o presidente da Acrissul.

Dentro do stand, foi montando um gabinete itinerante, cujo objetivo para despachos e reuniões de trabalho dos secretários estaduais, governador e vice-governadora de Mato Grosso do Sul. No local, foram apresentados ao público projetos e atividades das seguintes instituições estaduais: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).e acordo com o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, a ação conseguiu atingir as suas metas. “A proposta foi aproximar o poder público da sociedade. O governador Reinaldo Azambuja esteve presente na exposição, no gabinete itinerante, em contato com o público e imprensa em geral. Uma forma de atender a todos e acompanhar de perto o andamento dos trabalhos” avaliou.

Pela agricultura familiar os destaques ficaram a cargo da Agraer com a exposição de produtos da agroindústria. Nas prateleiras, estiveram à mostra os mais variados produtos, desde os tradicionais artesanatos indígenas até licores de frutas típicas do cerrado e _AMS3292a “mitológica” bebida a base de mel, o hidromel, cuja origem vem dos tempos dos vikings, Roma e Grécia Antiga.

_AMS3294

“Os pequenos produtores saíram satisfeitos com a exposição. Os produtos tiveram uma boa aceitação do público, com sucesso de vendas. Os expositores conseguiram vender, praticamente, todos os seus produtos e, ainda, tiveram a possibilidade de mostrar o resultado do trabalho, do campo, às pessoas que vivem na zona urbana”, frisou Felini.

Além dos produtos, a Agraer ainda atuou dentro do ciclo de palestras da Acrissul. _AMS3442No total, foram seis capacitações da Agência que tiveram como tema a piscicultura, tratamento de madeira, rebanho e produção de leite, agroindústria familiar e produção de frutas e hortaliças no Estado.

Os cursos contaram com a adesão de dezenas de produtores que todos os dias compareceram ao evento. Em caravanas, os pequenos agricultores desembarcaram na Acrissul,_AMS3087 após o trajeto percorrido das zonas rurais de cidades como Sidrolândia, Rochedo, Jaraguari, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, Dois Irmãos do Buriti, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Corguinho, Anastácio e Aquidauana.

Gabinete Itinerante

Nos onze dias de exposição, tiveram atuação dentro do gabinete, as seguintes autoridades: José Carlos Barbosa – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública-Sejusp (07/04); Nelson Cintra – Fudaçao de Turiso, Enelvo Felini – Agraer (08/04); Nelson Tavares – Secretaria de Estado e Saúde (09/04); Rose Modesto – Vice-governadora (10/04); Jaime Verruk – Secretaria de Estado de Desenvolvimento (11/04); _AMS3223Governador Reinaldo Azambuja (12/04);Athayde Neri – Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação- Sectei (12/04); Márcio Monteiro – Secretaria de Estado e Fazenda (13/04); Eduardo Riedel – Secretaria do Estado de Governo e Gestão Estratégica  (14/04); Fernando Lamas– Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (15/04); Ednei Marcelo Miglioli – Secretaria de Estado e Infraestrutura- (16/04) e Carlos Alberto de Assis – Secretaria de Estado de Administração (17/04).

Comentários

Comentários