sexta-feira, 23/01/2026

Servidores concluem curso de Libras e garantem atendimento democrático na ALEMS

Com intuito de garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e oferecer capacitação aos servidores para um atendimento democrático, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) encerrou o curso “Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais – Libras”. Na manhã desta segunda-feira (1º), a Escola do Legislativo do Legislativo Ramez Tebet realizou a cerimônia para entrega do certificado.  

Foram 28 servidores que concluíram o curso, que teve a duração de 60 horas/aula. Claudio Luiz Vasques, Juliana Pereira Batista e Larissa Sisti ministraram as aulas. “Nossa iniciativa, visa facilitar o diálogo com os deficientes auditivos que frequentam a Assembleia Legislativa. Agora, eles têm acesso às pautas sociais e parlamentares, que justamente os representam na sociedade”, destacou o professor Claudio.

Para a coordenadora de Segurança, Lucilene Souza, a ALEMS dá exemplo de como o público deve ser atendido. “Mais uma vez o Parlamento Estadual demonstra a preocupação com a acessibilidade e inclusão. Temos hoje, servidores capacitados para atender com respeito e carinho os deficientes auditivos que chegam à Casa de Leis”, afirmou a servidora.   

A presidente de honra da Escola do Legislativo e secretária de Recursos Humanos da ALEMS, Marlene Figueira, salientou que a ALEMS tem como prioridade investir em qualificação, para que não haja barreira de comunicação. “A inserção de Libras na capacitação dos nossos servidores comprova que exercemos a cidadania e garantimos os direitos sociais e coletivos”.  

Lei 10.436 de 2002 legitima a Libras como idioma advindo das comunidades surdas e obriga o Poder Público a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação. A TV Assembleia, desde 2017, insere em sua programação a tradução simultânea para a língua utilizada pelos surdos no Brasil.

Conforme o diretor da Escola do Legislativo, Thiago Gonçalves, o próximo curso a ser oferecido é o inglês básico. “Estamos sempre buscando ferramentas e mecanismos de aprimoração profissional aos nossos servidores, visando um atendimento de excelência a todos os sul-mato-grossenses”.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Projeto no Senado mira valorização do magistério com alívio fiscal

Um projeto de lei em análise no Senado propõe isentar do Imposto de Renda professores da educação básica e do ensino superior que recebam...

Carlos Bernardo amplia diálogo com o campo em Mato Grosso do Sul

O empresário e liderança política Carlos Bernardo tem se destacado em Mato Grosso do Sul por unir o compromisso com a reforma agrária e...

Lula vai ao encerramento do Encontro Nacional do MST

O presidente Lula estará presente nesta sexta-feira (23) na solenidade de encerramento do 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),...

Dupla é presa ao lançar drogas com drone em presídio da “Máxima”

Dois jovens, de 20 e 25 anos, foram presos pela Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (20) em Campo Grande ao tentar lançar drogas...