Sanesul investe em ações para garantir abastecimento de água em Bonito durante o Carnaval

As ações vão desde regulagem de pressão na rede à pesquisas de vazamentos nas tubulações

A unidade da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) em Bonito está executando uma série de ações com o objetivo de diminuir o índice de perdas e melhorar a eficiência do sistema de abastecimento de água durante o período de Carnaval, tendo em vista o grande aumento populacional na cidade neste período. As ações vão desde regulagem de pressão na rede à pesquisas de vazamentos nas tubulações.

Primeiramente, as equipes operacionais identificaram pontos que estão com baixa pressão na rede, ou seja, onde a água chegava “fraca” na torneira dos clientes. No bairro Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, foi encontrada uma obstrução na rede e o problema foi sanado imediatamente. A partir da regularização da pressão nas tubulações, foram reguladas as válvulas para que a pressão do sistema fique de acordo com os níveis estabelecidos em norma e não ocorram perdas de volumes significativos de água em caso de vazamentos.

Além disso, foram readequados os bombeamentos de água em alguns locais da cidade, para evitar a queima de bombas e interrupção do fornecimento de água.

Também estão sendo feitas pesquisas de vazamentos com equipamentos de última geração, como Loggers e Geofones, aparelhos com tecnologia capaz de identificar e localizar vazamentos pequenos ou grandes com máxima precisão, reduzindo assim o tempo de execução dos serviços, os custos e os transtornos com manutenção de calçadas e pavimentação asfáltica.

O gerente de sistemas de abastecimento de água, Elthon Teixeira, destacou que até o momento foram encontrados poucos vazamentos. “Em 2014 fizemos a setorização de todo o sistema de abastecimento de água. Isso nos permite saber exatamente o que esperar do sistema e monitorar qualquer irregularidade para atender com mais rapidez os problemas”, explicou.

Bonito

Tradicionalmente, as festividades de Carnaval em Bonito contribuem para o aumento populacional da cidade em cerca de 15 a 20 mil pessoas. Nesse período, as belezas naturais e as festividades atraem um fluxo intenso de turistas, o que gera um aumento do consumo de água em comparação a outros épocas do ano.

Desse modo, a região necessita de uma atenção diferenciada para produção e distribuição de água tratada e, assim, a Sanesul vem unindo esforços para atender com eficiência toda a população e os inúmeros turistas.

Comentários

Comentários