Reino Unido lança moedas em homenagem a Stephen Hawkink

Após um ano da morte do físico Stephen Hawking, a Royal Mint, empresa responsável por fabricar as moedas do Reino Unido, prestou uma homenagem ao físico lançando uma versão especial da moeda de 50 centavos de libra esterlina.
As moedas estão sendo vendidas como itens de colecionador no site da Royal Mint, e as maiorias das moedas já estão esgotadas na venda on-line. Os exemplares possuem a figura de um buraco negro, a fórmula S = kc^3 A / 4ℏG e o nome de Hawking.
A fórmula escolhida foi uma das contribuições de Hawking para a termodinâmica dos buracos negros. Ela ficou conhecida como a fórmula de Bekenstein-Hawking, e foi um avanço significativo nos esforços para tornar as estranhas propriedades dos buracos negros ajustadas às leis existentes sobre energia.
A responsável pelo design da moeda, Edwina Ellis, explicou por que escolheu a imagem de um buraco negro para estampar a moeda: “Eu queria encaixar um grande buraco negro na minúscula moeda e gostaria que ele [Stephen Hawking] ainda estivesse aqui rindo do pensamento”, disse.
Ao lado de seu irmão, a filha de Hawking, Lucy, chegou a visitar o Royal Mint para ver as novas versões das moedas de 50 centavos. “É um grande privilégio ser destaque em uma moeda”, disse ela . O trabalho do físico que explica o fenômeno dos buracos negros está publicado no livro Uma Breve História do Tempo (A Brief History Of Time, em inglês).

 

Comentários

Comentários