Primavera 2015 começa nesta semana com previsão de chuvas mais fortes

Nesta quarta-feira, às 5h20 da manhã, o Brasil entrou na primavera. A tendência histórica da estação é de que as chuvas se tornem mais intensas e frequentes.

Este ano, o fenômeno El Niño, causado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico na área equatorial, fará com que as chuvas se concentrem abaixo de uma linha que corta Mato Grosso, Goiás, a metade de Minas Gerais e três quartos do estado do Rio.

A estação será ainda mais chuvosa no Mato Grosso do Sul e na Região Sul.

As mudanças do tempo não serão sentidas imediatamente. Segundo o meteorologista Bruno Miranda, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), chuvas mais intensas ocorrerão a partir da segunda quinzena de outubro. Até lá, o tempo seco ainda permanecerá.

A concentração das chuvas nessas áreas favorece o volume dos reservatórios de água que abastecem as cidades com maior população.

Em compensação, no Nordeste os açudes dos sertanejos continuarão com o volume baixo. O meteorologista Mamedes Luiz Melo prevê seca para a região,

A estiagem não deverá afetar as áreas litorâneas do Nordeste, o sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.

Na Região Norte, o período chuvoso inicia-se nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.

Segundo os meteorologistas, mesmo com as chuvas as temperaturas não deverão se alterar.

Veja as datas das estações do ano:

Primavera: 21 setembro a 20 dezembro

Verão: 21 dezembro a 20 março

Outono: 21 março a 20 junho

Inverno: 21 junho a 20 setembro

Neste ano, o horário de verão começa em 18 de outubro e vai até 21 de fevereiro de 2016.(Radioagência Nacional)

Comentários

Comentários