Papa irá visitar Auschwitz durante viagem à Polônia em julho

O papa Francisco irá visitar o campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau durante uma viagem à Polônia no dia 29 de julho, informou o Vaticano nesta quinta-feira (9).

Os dois antecessores imediatos de Francisco, o alemão Bento 16 e o polonês João Paulo 2o, também visitaram o local durante seus pontificados.

Forças de ocupação da Alemanha nazista estabeleceram o campo de Auschwitz-Birkenau durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Oswiecim, no sul polonês, a cerca de 70 quilômetros de Cracóvia, segunda maior cidade do país.

A visita irá acontecer durante uma viagem já agendada do pontífice argentino a Cracóvia para um encontro internacional de jovens católicos. A Polônia continua sendo uma nação fervorosamente católica.

Entre 1940 e 1945, Auschwitz se transformou em um vasto complexo de tendas, oficinas, câmaras de gás e crematórios onde aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, a maioria judeus, morreram.

Tropas do Exército Vermelho soviético liberaram o campo no dia 27 de janeiro de 1945.

Crianças sobreviventes em Auschwitz - foto tirada de imagens gravadas pelas forças soviéticas (Foto: US Holocaust Memorial Museum)Crianças sobreviventes em Auschwitz – foto tirada de imagens gravadas pelas forças soviéticas (Foto: US Holocaust Memorial Museum)

Comentários

Comentários