Michelin promete lançar pneus que não furam

Apesar do alvoroço em torno dos carros voadores, uma novidade anunciada pela Michelin, em parceria com a General Motors (GM), revelou que os transportes terrestres também se beneficiarão com toda essa tecnologia futurística que iremos presenciar em breve.

A empresa anunciou o protótipo de um pneu sem ar que, embora não seja completamente invulnerável, promete que pneus furados e desgaste irregular se tornarão coisas do passado. Essa não é a primeira vez que uma tecnologia semelhante é desenvolvida, mas, diferente dos anteriores tendiam a funcionar apenas em velocidades baixas, o novo Uptis já está pronto para enfrentar a estrada, e deve inclusive ser testado em um veículo comercial em breve.

O novo pneu Uptis da Michelin é feito de uma mistura composta de borracha e fibra de vidro embebida em resina e promete segurança, economia e durabilidade maior do que um pneu normal, já que não pode ser desgastado por estar pouco ou mais inflado do que o necessário.

Apesar de não ser visualmente atraente quanto pneus convencionais, a Michelin garantiu que é tão confortável quanto, além de ser mais barato e ambientalmente viável. A tecnologia sem ar ainda elimina a necessidade de um estepe, diminuindo o peso do veículo, gerando economia de combustível.

O Uptis também deve reduzir o número de pneus jogados fora devido a danos, contribuindo de maneira sustentável para diminuir o número de pneus descartados anualmente. Segundo a Michelin, 200 milhões de pneus são descartados a cada ano devido a rasgos e desgaste.

A GM começará a testar o Uptis em Michigan, nos EUA, no final de 2019 no seu carro elétrico Chevrolet Bolt.

Se tudo correr bem, a parceria entre as empresas deve fazer com que o novo modelo de pneu chegue à produção regular de carros já em 2024. A GM não especificou em quais modelos da montadora eles seriam utilizados além do Chevrolet Bolt. A Michelin também não anunciou se o novo modelo de pneu seria vendido separadamente ou se os veículos normais precisariam de algum tipo de chassi modificado utilizá-los.

 

 

Comentários

Comentários