Luva promete controlar o tremor de quem tem Mal de Parkinson

Idealizada por um estudante de medicina do Imperial College de Londres, Faii Ong, a luva que estabiliza os tremores das mãos dos pacientes que sofrem com o Mal de Parkinson, surgiu após Faii fazer parte de uma equipe que cuidava de pacientes com a doença.

Usando giroscópios (mecanismos similares usados para manter a estabilidade de satélites no espaço). Segundo as leis da física, um objeto em rotação tende a continuar rodando em torno de si mesmo. O giroscópio,é uma peça que resiste a qualquer tentativa de mudança na direção. È o mesmo mecanismo que permite às pessoas andar de bicicleta, à bússola guiar e ao piloto automático do avião existir.

A luva especial, batizada de GyroGlove, foi capaz de reduzir a amplitude dos tremores em 80{d124abb9778216420301f7a7fdee54f2d809ca471a8d69088da1a3e9d609e3df}. Esse resultado permitiria a pessoas com o quadro avançado da doença a voltarem a ter uma rotina normal, escrevendo, utilizando talheres e até colocar uma chave na fechadura. Atualmente,100 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com tremores,não só ocasionadas pelo Parkinson, mas também por causa de outras doenças.

A revista Technology Review, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), diz que ainda há alguns ajustes finais para serem resolvidos, mas que a GyroGlove deve entrar no mercado em setembro de 2016, com preço estimado entre US$ 550 e US$ 850 dólares.

Comentários

Comentários