Hipertensão, Prevenção e Controle

O que é Hipertensão Arterial?
A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.
 Quando uma pessoa é considerada hipertensa?
A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg ( ou 14/9), porém ótimo é manter a pressão igual a 120/80 mmHg  ( ou 12/8). Para essa consideração, as medidas devem ser feitas várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.
 Que conseqüências a pressão alta pode trazer?
Se não controlada, poderá ocasionar derrames cerebrais, doença do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal (paralisação dos rins), além de alterações na visão que podem levar a cegueira.
 Quais pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas? 
Aquelas com excesso de peso, que não tem uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não fazem exercícios físicos, consomem muita bebida alcoólica, são diabéticos ou têm familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal, têm 90{d124abb9778216420301f7a7fdee54f2d809ca471a8d69088da1a3e9d609e3df} de chances de desenvolver hipertensão ao longo da vida.
 Quais os sintomas da pressão alta?
A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no inicio da doença, por isso ela é chamada de “ inimiga silenciosa”. A única forma de saber se a pressão é alta é verificando regularmente os seus valores o que pode ser feito em ambulatórios e hospitais.
 Sou Hipertenso o que devo fazer?
• Meça sua pressão regularmente
• Diminua a quantidade de sal na comida e evite alimentos industrializados com alto teor  de sódio. Consuma no máximo 5g de sal por dia, ou 2000 mg de sódio, o que corresponde a 3 colheres de café rasas de sal.
• Não utilize saleiro n ames e não acrescente sal no alimento depois de pronto
• Tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física
 Dicas: 
• Tome suas  medicações conforme orientação médica
• Se tiver qualquer dúvida sobre suas medicações converse com seu médico antes de suspendê-las
• Consulte regularmente seu médico ( pelo menos de 6/6 meses)
• Jamais suspenda uma medicação apenas porque acha que não precisa mais dela.
 A hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle, assim o tratamento deverá ser feito por toda vida, se realizado de forma adequada prolongará sua vida e melhorará sua qualidade de vida.
O controle da pressão alta está em suas mãos!!!

Comentários

Comentários