Golpe no WhatsApp afeta 300 mil brasileiros prometendo ovo de Páscoa grátis

Um novo golpe aplicado através do WhatsApp, detectado pela empresa de segurança PSafe, atingiu 300 mil brasileiros em apenas 24 horas apenas prometendo um ovo de Páscoa grátis.

Esse é o tipo de crime virtual mais comum. A pessoa recebe uma mensagem de alguém conhecido (e possivelmente infectado) com orientações sobre uma suposta promoção; ao clicar no link, o usuário é convidado a preencher um questionário falso, compartilhar o link com amigos e fornecer informações pessoais que possam causar prejuízo financeiro, podendo cadastrar o número do celular em serviços pagos de SMS, ou baixar aplicativos maliciosos que deixam o celular vulnerável.

No caso do golpe de Páscoa, o esquema faz um anúncio dizendo que as lojas da marca Kopenhagen estão distribuindo um Ovo Língua de Gato para quem participasse da promoção falsa. O ataque se distribui rapidamente porque geralmente a mensagem parte de um conhecido ou familiar.

Infelizmente para se defender de ataques como esse, tem que ter bom senso. Promessas de passagens, brindes ou vantagens muito discrepantes com a realidade devem ser ignorados. Uma vez que seu telefone esteja infectado, além de riscos com sua segurança, você pode ter sérios prejuízos.

Comentários

Comentários