Gerenciamento de crise na comunicação sindical foi tema do III Encontro da Fenajud

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (SINDIJUS-MS) participou do III Encontro de Comunicação da Federação Nacional dos servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), que teve como tema principal “Gerenciamento de crise na comunicação sindical”, coordenado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Alagoas (Serjal), em Maceió, nos dias 5 e 6 de outubro. Também foi feito um panorama sobre as assessorias sindicais dos Estados, sendo constatada a importância do investimento na área de comunicação.

 

O evento foi especializado para profissionais da comunicação social, com participação de jornalistas, relações públicas, publicitários e diretores das pastas dos sindicatos da maioria dos Estados filiados à Fenajud. Do SINDIJUS-MS, participou o vice-presidente Leonardo Lacerda, representando o diretor de Divulga e Imprensa, Fauze Kaderi que não pode comparecer, além da jornalista Roberta Cáceres. A diretora de Apoio aos Inativos do Sindicato Sali Hildebrando, e coordenadora regional Centro-Oeste da Fenajud, também participou do evento e da reunião de diretores da Federação.

 

No primeiro dia, às 19h aconteceu a abertura com a palestra do 2º secretário-geral da Federação, Israel Borges, sobre autonomia e liberdade sindical, onde explanou fatos mais marcantes do sindicalismo no Brasil. Entre os pontos levantados, Israel exemplificou os primeiros casos de formas de organização, o ressurgimento das lutas sindicais.

 

Também participaram da mesa de abertura o presidente da Federação, Luiz Fernando Pereira, o vice-presidente da entidade, Bernardino Fonseca, o diretor de comunicação da Federação, Marcelo Ferreira, a diretora de finanças, Maria José, e a presidente do Serjal, Raquel Faião.

 

No segundo dia, alguns pontos se destacaram nessa discussão, dentre eles o papel da comunicação na luta de classes e as diretrizes para assessores de imprensa – a exemplo de como as assessorias de imprensa/comunicação devem manter uma boa relação com a mídia; o papel de destaque que as redes sociais detêm no momento atual vivenciado pela sociedade; e a importância da integração de todos os departamentos de comunicação dos sindicatos filiados à Fenajud.

 

Sob a perspectiva do tema principal, a escritora e especialista em comunicação organizacional, Vanessa Negrini, falou sobre o gerenciamento de crise e a comunicação sindical. Na palestra, Negrini falou aos participantes treze pontos que podem ser utilizados dentro de cada sindicato para melhoria da comunicação. De acordo com Vanessa, “além de planejar a comunicação, o assessor deve ter em mente que não basta apenas aparecer na mídia, é preciso trabalhar a imagem e a reputação da organização perante seus públicos”.

 

Com mais de 20 anos de experiência na área de jornalismo sindical, principalmente em entidades representativas de categorias da área, Sebastião Soares, trocou ideias e reflexões com os comunicadores dos sindicatos. A exposição do jornalista abordou aspectos históricos e econômicos que fazem parte da comunicação e do sindicalismo. “A comunicação é a grande arma do sindicalismo. Por isso, precisamos saber nos comunicar bem. Os sindicatos precisam investir em comunicação”, enfatizou.

 

Alexandre Lino, concluiu as exposições com uma apresentação sobre redes sociais. O debate caloroso chamou atenção dos participantes, já que alertou os membros das assessorias sobre como devem ser tratados os haters e ações no Whatsapp como ferramenta de divulgação.

 

Considerações – Os jornalistas e diretores finalizaram a programação do encontro com uma exposição sobre as atividades desenvolvidas em cada entidade.  Os diretores das pastas e profissionais de comunicação falaram sobre os anseios e realizaram também algumas sugestões para a diretoria da Fenajud, tais como: planejamento prévio da data do novo encontro, palestra de media training, valorização do profissional de comunicação dentro das assessorias.

 

Entre as medidas sugeridas está a realização da próxima edição do Encontro de Comunicação. A diretoria do Sinjusc (Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Santa Catarina) se propôs a disponibilizar a estrutura do sindicato para que o evento seja sediado em Santa Catarina, em 2017.

Comentários

Comentários