Com intuito de promover a capacitação de profissionais para a inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte, no dia 11 de maio acontecerá o II Seminário Modalidades Paralímpicas, na Universidade Católica Dom Bosco. O Seminário com carga horária de 8 horas é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Como pré-requisito os interessados devem primeiro realizar o curso online ‘Movimento Paralímpico’,(clique para acessar). O Comitê Paralímpico Brasileiro idealizou o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, com o objetivo de capacitar professores de Educação Física a ensinarem esportes para pessoas com deficiência. O conteúdo tem 46 horas de carga horária e é 100% no formato de Educação à Distância (EaD).
As aulas contam com módulos sobre a história e estrutura do esporte paralímpico, o Comitê Paralímpico Brasileiro, os tipos de deficiência elegíveis e os aspectos gerais da classificação esportiva, além de estratégias de ensino das modalidades adaptadas às crianças.
Além de completar o curso (Ead) para participar do seminário no dia 11 de maio é necessário se inscrever (clique para acessar) até o dia 09 de maio.
O evento tem a participação da professora Mara Rúbia Rodrigues que irá ministrar as aulas de fundamentos da natação e a professora Marli Cassoli que ministrará as aulas de atletismo.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Amanda Velasco, Coordenadora do Centro de Referência Paralímpico em Campo Grande, enfatiza que o propósito do Seminário é capacitar tanto alunos quanto professores de Educação Física para uma compreensão das modalidades paralímpicas.
“O seminário é direcionado principalmente para os acadêmicos e profissionais da área, para que tenham conhecimento e o mínimo de capacitação para caso se interessem em trabalhar com o suporte paralímpico. Esse seminário é importante porque muitas vezes a pessoa até tem interesse em trabalhar, mas não entende muito, não tem informação. Então, esse seminário dá uma base inicial na compreensão de algumas modalidades”, frisa Amanda.
Serviço:
Evento: II Seminário Modalidades Paralímpicas (inscreva-se)
Data: 11/05/2024 (sábado)
Horário: 08:30 às 17:00
Local: UCDB-Universidade Católica Dom Bosco, Av. Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário, Campo Grande – MS.