sábado, 25/10/2025

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Modalidades Paralímpicas

Com intuito de promover a capacitação de profissionais para a inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência por meio do esporte, no dia 11 de maio acontecerá o II Seminário Modalidades Paralímpicas,  na Universidade Católica Dom Bosco. O Seminário com carga horária de 8 horas é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

Como pré-requisito os interessados devem primeiro realizar o curso online ‘Movimento Paralímpico’,(clique para acessar). O Comitê Paralímpico Brasileiro idealizou o curso Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, com o objetivo de capacitar professores de Educação Física a ensinarem esportes para pessoas com deficiência. O conteúdo tem 46 horas de carga horária e é 100% no formato de Educação à Distância (EaD).

As aulas contam com módulos sobre a história e estrutura do esporte paralímpico, o Comitê Paralímpico Brasileiro, os tipos de deficiência elegíveis e os aspectos gerais da classificação esportiva, além de estratégias de ensino das modalidades adaptadas às crianças.

Além de completar o curso (Ead) para participar do seminário no dia 11 de maio é necessário se inscrever (clique para acessar) até o dia 09 de maio.

O evento tem a participação da professora Mara Rúbia Rodrigues que irá ministrar as aulas de fundamentos da natação e a professora Marli Cassoli que ministrará as aulas de atletismo.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Amanda Velasco, Coordenadora do Centro de Referência Paralímpico em Campo Grande, enfatiza que o propósito do Seminário é capacitar tanto alunos quanto professores de Educação Física para uma compreensão das modalidades paralímpicas.

“O seminário é direcionado principalmente para os acadêmicos e profissionais da área, para que tenham conhecimento e o mínimo de capacitação para caso se interessem em trabalhar com o suporte paralímpico. Esse seminário é importante porque muitas vezes a pessoa até tem interesse em trabalhar, mas não entende muito, não tem informação. Então, esse seminário dá uma base inicial na compreensão de algumas modalidades”, frisa Amanda.

Serviço: 

Evento: II Seminário Modalidades Paralímpicas (inscreva-se)

Data: 11/05/2024 (sábado)

Horário: 08:30 às 17:00

Local: UCDB-Universidade Católica Dom Bosco, Av. Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário, Campo Grande – MS.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Otávio Trad conduz finanças na análise de 390 emendas ao PPA 2026–2029

A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, presidida pelo vereador Otávio Trad (PSD) , recebeu 390 emendas parlamentares ao Projeto de...

Polícia elucida crime brutal com prisão por latrocínio em Naviraí

A Polícia Civil prendeu um jovem de 28 anos acusado de latrocínio e ocultação de cadáver, em Naviraí. O crime vitimou um indivíduo de...

Dourados recebe 21 novos profissionais para reforçar a saúde pública

A Prefeitura de Dourados empossou, na manhã de quarta-feira (22), 21 novos profissionais aprovados em concurso público para atuar na rede municipal de saúde....

Hashioka se reúne com superintendente do DNIT de MS e solicita melhorias para Água Clara

O deputado estadual Roberto Hashioka esteve reunido na última terça-feira (21) com o superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no estado...